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 Mudanças no requerimento da aposentadoria por idade - Portal Cordero Virtual

Mudanças no requerimento da aposentadoria por idade

23/05/2018 13:49:10
Começou a valer nesta segunda feira (21) as novas regras para o pedido de aposentadoria por idade seja para homem ou para mulher. Importante destacar que, a lei que regulariza a concessão para determinado beneficio não alterou em nada, ou seja, para homes a idade mínima continua sendo 65 anos e para as mulheres 60 anos, e o mínimo de contribuições são 180, ou 15 anos.

Ocorre que as agências da Previdência Social não mais receberam os agendamentos para estes pedidos de beneficio, bem como, não realizaram mais este atendimento de forma presencial. A partir da ultima segunda-feira (21) por força de uma portaria da Autarquia os pedidos de aposentadorias para os segurados(as) só poderão serem feitos ou pelo telefone da Autarquia (o numero é 135) ou pelo site (www.inss.gov.br) no campo “Meu INSS” (é preciso que o cidadão se cadastre no sistema previamente) o segurado poderá realizar o pedido anexando todos os documentos comprobatórios, e segundo a Autarquia Federal se o segurado estiver com todos os dados corretos no sistema o beneficio (segundo o próprio INSS) será concedido de forma automática.

Porem se por alguma diferença nos dados do sistema ou documentos que estão faltando no momento do pedido, o próprio INSS entrará em contato com o segurado, para que este compareça até uma agência da Previdência e ali realizar o complemento do pedido do beneficio.

Esta medida adotada segundo a Autarquia Federal visa melhorar o atendimento e torna-lo mais ágil, e sem tempo de espera em filas. E ainda há informações de que outros benefícios serão realizados desta forma em breve. Segundo dados da Previdência Social no ano passado foram requeridos entre benefícios de aposentadoria por idade e salario maternidade cerca de 1,4 milhões de pedidos.

Toda mudança é sempre bem vinda, desde que seja para melhorar nossas vidas e torna-las mais prática. Ocorre que a Previdência Social tem um histórico longo de mau atendimento, burocracia demasiada, e demora na concessão dos benefícios. Ainda é muito cedo para fazer qualquer analise positiva desta mudança, no entanto uma coisa é certa, caminhamos cada vez mais para a automatização dos serviços, seja ele na seara pública, seja na privada, onde o contato direto com outro ser humano ao qual podemos olhar “olho no olho” e explicar o nosso pedido, tornar-se cada vez mais dispensável. Somente o tempo dirá se este é ou não o melhor caminho.
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Direito em Foco
Por: Dr. Maikon Rios Barbosa
Notícia do Mundo Jurídico
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