Pra quem nunca assistiu aos filmes da saga Star Wars, ou não está tão familiarizado assim com as histórias, a filosofia dos filmes diz que a “Força” é um poder místico e espiritual que envolve todas as coisas na galáxia e as mantém unidas. Sendo assim, aquele que tem conhecimento da “Força”, no caso os chamados cavaleiros jedis, consegue alguns poderes especiais, como clarividência (visões), telecinesia (mover coisas com o poder da mente), etc, etc, etc...
Muitos enxergam a Deus da mesma forma: uma força poderosa que cerca todas as coisas, mantendo tudo o que existe unido, mas que não pensa e, principalmente, não tem sentimentos e, dessa forma, não nos ama. Embora as pessoas não creiam necessariamente na filosofia do filme, muitos enxergam Deus assim e chegam a chama-Lo de “Universo”.
E o pior de tudo é que toda essa filosofia, à primeira vista, parece muito bonita de ser ouvir e até, de certa forma, muito convincente. Deus, então, deixa de ser “aquele homem barbudo e bravo sobre o trono, que pune os pecadores” e passa ser o Universo, que maneja todas as coisas de forma impessoal e ocasional. Assim, um câncer numa pessoa não é mais “culpa” de Deus, mas sim um “acaso do Universo”, e assim por diante.
Contudo, é exatamente na impessoalidade dessa “força” que morre toda a beleza dessa filosofia. Afinal, se o Universo “trabalha” todas as coisas pautado na casualidade, que diferença fazemos eu e você nessa terra? Tanto faz se estamos vivos ou mortos, no final das contas, seremos apenas mais um no mundo e, se nossas vidas não fazem diferença alguma, que dirá nossas mortes. Podemos morrer amanhã mesmo, o Universo não sentirá a nossa falta. Somos dispensáveis.
Porém, não é assim para o nosso Deus vivo e Verdadeiro. O Deus da Bíblia, o Deus Pessoa e Pai, nos ama e, para Ele, nossas vidas fazem total diferença.
Deus, em primeiro lugar, não nos jogou nessa Terra simplesmente por ter nos criado e pra nos dar uma vida sem propósitos, de maneira alguma; Ele sonhou com você. Ele mesmo se encarregou de te formar no ventre da sua mãe, de planejar como seria seu rosto, seus cabelos e a cor dos seus olhos. Ele te formou, Ele é seu Pai.
E, como um Pai, Ele ama você! Ele ama a pessoa que você é e te dá muito valor. Diferente da “Força”, aquele poder místico estranho e frio, Ele é um Pai de amor caloroso que se entregou na cruz pra poder fazer as pazes com você!
Nossos pecados fazem separação entre nós e nosso Deus, e Deus sabe disso, por isso Ele enviou Jesus, Seu Filho, a morrer na cruz, pra que Ele pagasse pelos nossos pecados e, então, com esta dívida saudada, nós pudéssemos nos achegar a Ele novamente, como filhos, pra vivermos em Sua Presença e podermos sentir do Seu infinito e caloroso amor. Deus fez tudo isso pra se reconciliar com você!
“ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação.” 2 Coríntios 5:19
Deus formou você, ama você; Ele não é frio, nem impessoal, Ele é amor. Consegue entender isso? Não é que Deus tenha amor, na verdade Ele É o próprio amor!!! Sua vida tem propósitos, você não foi jogado nessa Terra pra se virar, você tem um Pai no céu que cuida de você e já pagou o preço da reconciliação... reconcilie-se com Ele!!
“Ah, mas e as coisas ruins que acontecem em minha vida” você pode se questionar. Ele tem um plano em cada coisa ruim: Deixe o Senhor tocar em sua vida e curar as feridas da sua alma; não endureça seu coração! Deus ama você e te espera hoje!