Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com as nossas Políticas de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BUSCAR MATÉRIAS
BUSCAR MATÉRIAS
 Star Wars, política e Bíblia - Portal Cordero Virtual

Star Wars, política e Bíblia

20/05/2020 11:53:36
Acordei na madrugada sem sono, resolvi terminar de assistir ao filme que tinha começado ontem: Star Wars: A Vingança Dos Sith. "Xih", você pode pensar, "esse filme cheio de fantasia e baboseira". Tirando a parte fantasiosa, nos voltemos à abordagem política da trama.

Na história, há uma guerra em curso e uma grande instabilidade causada por ela. O líder do executivo (que no filme é chamado de Chanceler Supremo) assume maiores poderes para evitar burocracia e politicagem, se comprometendo a abdicar desses poderes quando a guerra acabar. Ao mesmo tempo, esse Chanceler fica a todo momento dando sugestões e fazendo exigências à Ordem Jedi, que na trama é como se fosse um contrabalanço dos poderes, para garantir ordem e a paz na sociedade.

Quando a guerra está para acabar, os Jedi descobrem que quem está por trás de tudo é exatamente o Chanceler Supremo, e que ele não abrirá mão de seus poderes especiais quando a guerra acabar, contrariando o que havia se comprometido a fazer.

Lembra-se que os Jedi devem garantir a ordem e a paz? Pois bem, eles vão confrontar o Chanceler, acontece uma briga e os Jedi são mortos. É aí que acontece a grande virada.

O Chanceler vem a público dizer que fora atacado pelos Jedi e que estes queriam tomar o poder à força. Assim, deturpando a verdade, ele ordena a destruição de toda Ordem Jedi e então diz que, em nome da "segurança da sociedade" a democracia seria reorganizada como um Império. Transição da democracia para tirania.
E como é dito por uma das personagens nesse momento vital da história: "é assim que morre nossa liberdade: sob um estrondoso aplauso".

Como não fazer um comparativo com o que temos visto acontecer em nossa sociedade? Poderes interferindo nas atribuições dos outros (vide Judiciário interferindo em decisões que cabe ao Executivo), liberdades sendo tomadas em nome da "segurança da sociedade" (vide lojas sendo lacradas e pessoas sendo presas por estarem em locais públicos, para contenção da gripe chinesa), governantes agindo como pequenos imperadores, enquanto grande parte da sociedade aplaude. Querem saber de uma coisa? Tiranos se levantam sempre com bom discurso de ser o melhor para a sociedade.

Agora, querem saber de mais uma coisa? ISSO AINDA NÃO É TUDO!!

Muito em breve, ainda se levantará um único governo mundial, estruturado na imagem de um homem só, que, em nome da segurança da sociedade, vai cercear muitas liberdades enquanto muitos irão aplaudir estrondosamente.
Talvez fosse sobre isso que Paulo estivesse falando, quando deixou escrito: "Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição" (1 Ts 5:3), mas quando isso acontecer, eu espero não estar mais aqui para ser testemunha.

Parabéns, George Lucas, escritor e diretor do filme. Você foi fantástico! Talvez por isso essa trilogia tenha sido tão duramente criticada, porque levou mais às telas do cinema do que simplesmente entretenimento.
 Lugar de Paz - Portal Cordero Virtual
Lugar de Paz
Por: Denian Martini
Neste mundo atribulado e opressor, que estas palavras possam ser um refúgio de paz ao seu coração.
MAIS ARTIGOS DESTE COLUNISTA

Outras Colunas:
Os conteúdos publicados por colunistas ou visitantes no Portal Cordero Virtual não expressam a opinião do Portal Cordero Virtual, sendo de responsabilidade de seus autores. Clique aqui e veja os Termos e Condições de Uso do Portal Cordero Virtual.

2001-2024 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71