“E Jesus, andando junto ao mar da Galileia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores; disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no.” Mateus 4:18-20
Jesus estava começando o seu ministério, começava a dar os primeiros sermões e a realizar os primeiros milagres. Quando ele chega para dois homens, dois irmãos, e lhes diz para que O seguissem. Mais pra frente ele fara isso também com Tiago e João que, igualmente, também largaram tudo e O seguiram.
Mas é interessante pensarmos que Pedro, André, Tiago e João pouco conheciam de Jesus para deixarem tudo pra trás e O seguirem. Cristo estava começando Seu ministério ainda; mesmo assim, quando o convite foi feito, eles nem mesmo hesitaram, mas O seguiram.
E, então, quando vemos a narrativa bíblica, e lemos de tantos milagres que Jesus realizou, como Ele deu vista a cegos, curou leprosos, paralíticos, ressuscitou mortos; como Ele mesmo morreu e ressuscitou, e deixou Sua Igreja na Terra, podemos parar pra pensar: se os pescadores não seguissem a Jesus, jamais veriam isso acontecer. Jesus mudou radicalmente a vida deles.
E, creio eu que, a maior mudança que realmente aconteceu neles não foi exterior, mas interior. João, um desses pescadores, era um homem severo e bravo, e que depois foi chamado de “apóstolo do amor”. Pedro, outro pescador, que por muitas vezes mostrou-se inconstante, firmou-se na fé e foi um dos alicerces da Igreja.
2015 está começando agora e pode ser apenas mais um ano, como foi 2014, 2013, 2012. ... a mesma monotonia, a mesma expectativa de ano bom em janeiro, e frustração em dezembro; ou pode um ano em que você vai ver coisas que você nem imaginaria que poderia ver um dia. Basta seguir a Jesus, pois o mesmo convite que Ele fez a esses pescadores, Ele faz a você: “siga-me”.
Ele quer mudar seu exterior, fazer você ver milagres, curas, prodígios, acontecerem na sua frente, e quer mudar seu interior, te livrar de toda raiz de mágoa, de ódio, frustrações ou decepções que possam existir em você, e te proporcionar um futuro maravilhoso.
Pare pra pensar: você quer continuar numa vida comum, ou quer ser transformado radicalmente, tanto no exterior quanto no interior? A mudança que você procura em sua vida é Jesus. Você precisa segui-Lo, andar como Ele andou e fazer a sua vontade. Se você seguir a Jesus, 2015 será um ano extraordinário.