Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com as nossas Políticas de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BUSCAR MATÉRIAS
BUSCAR MATÉRIAS
 Quase 500 anos de Reforma Protestante - Portal Cordero Virtual

Quase 500 anos de Reforma Protestante

04/11/2014 09:13:35
No dia 31 de Outubro de 1517, o ainda monge Martinho Lutero afixou na porta da Catedral de Wittenberg, na Alemanha, 95 teses que iam contra os dogmas da Igreja Católica e contra o Papa. A prática, que era comum na época, serviria para que as teses fossem discutidas, para que a igreja pudesse passar por uma “reforma” teológica de ideais.

Em apenas um mês, as 95 teses haviam sido traduzidas para outros idiomas e publicadas, sendo que toda a Europa já tinha acesso a elas. A prática, que não foi bem vista aos olhos do Vaticano, resultou na excomunhão de Lutero em janeiro de 1521 e no movimento de Contra Reforma da Igreja Romana.

As 95 teses de Lutero, que foram baseadas em seus estudos pessoais da Bíblia, e tinham 5 bases, 5 solas:

Sola file (somente a fé): somos justificados através da fé, pois nada que fizermos de bom será o suficiente para nos justificar. Nossas obras são fruto da nossa justificação, mas não servem para nossa justiça; nossa fé sim, assim como Abraão que creu “e imputou-lhe isto por justiça.” (Gênesis 15:6)

Sola scriptura (somente a Escritura): a Bíblia é toda inscrita por “os homens santos de Deus” que falaram “inspirados pelo Espírito Santo.” (2 Pedro 1:21). Portanto, ela deve ser a única base para nossa prática de fé, pois nela está aquilo que o Senhor revelou aos homens.

Solus Christus (Somente Cristo): somente e apenas Cristo é o mediador entre Deus e os homens. Nosso acesso ao trono do Pai se dá somente graças ao sacrifício de Cristo Jesus por nós, que é o único Caminho, a única Verdade e Vida. Somente pelo nome de Jesus somos salvos, e “em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” (Atos 4:12).

Sola gratia (somente a graça): a salvação dos homens é pela graça de Deus, ou seja, nenhum homem, seja quem for, é merecedor, mas Deus gratuitamente oferece a salvação para todo aquele que crer em seu nome. Ou seja, “pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;” (Efésios 2:8-9)

Soli Deo gloria (glória somente a Deus): o Deus que nos oferece a salvação pela graça, nos justifica pela fé em Cristo Jesus e gera essa fé em nossos corações pelo Espírito Santo, esse Deus merece toda a glória. Nenhum homem ou qualquer outra coisa deve tomar o lugar e a glória de Deus em nossas vidas.

“Bendito seja o Senhor, que de dia em dia nos carrega de benefícios; o Deus que é a nossa salvação.” Salmos 68:19
 Lugar de Paz - Portal Cordero Virtual
Lugar de Paz
Por: Denian Martini
Neste mundo atribulado e opressor, que estas palavras possam ser um refúgio de paz ao seu coração.
MAIS ARTIGOS DESTE COLUNISTA

Outras Colunas:
Os conteúdos publicados por colunistas ou visitantes no Portal Cordero Virtual não expressam a opinião do Portal Cordero Virtual, sendo de responsabilidade de seus autores. Clique aqui e veja os Termos e Condições de Uso do Portal Cordero Virtual.

2001-2024 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71