Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com as nossas Políticas de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BUSCAR MATÉRIAS
BUSCAR MATÉRIAS
 O Pontilhão que um dia - iria cair - Portal Cordero Virtual

O Pontilhão que um dia - iria cair

04/04/2018 08:15:42
Obras sempre são bem-vindas, fomentam setores, geram empregos, trazem modernidade. E modernidade é exatamente o que se busca com a reforma do pontilhão da cidade.

Não é novidade que a RUMO Logística vem fazendo uma campanha de renovação e modernização da rede ferroviária, visando a renovação da concessão da malha paulista, que vence em 2028. 

Nessa busca pela renovação, a empresa se viu na necessidade de reativar dois ramais ferroviários do interior paulista, que seguem para os municípios de Panorama (na divisa com Mato Grosso do Sul) e Colômbia (na divisa com Minas Gerais). Ambos saem da "linha tronco" que corta o Estado de São Paulo em direção ao Porto de Santos; e Cordeirópolis está nesse percurso.

Tudo dentro de um plano da Rumo Logística para elevar a capacidade de acesso da linha tronco ao porto de Santos, aumentando-a de 30 para 75 mil toneladas/ano, que significa, alterar a estrutura e capacidade dos trilhos e passagens. 

A reforma anterior do pontilhão foi feita para melhorar o trânsito; a reforma atual é feita para melhorar o uso e o aproveitamento da ferrovia, pela concessionária, que a estrutura atual não comporta.

Mas bom mesmo é colocar politicagem dentro da boa notícia e aproveitar o bonde para dizer que a reforma também se dá por danos estruturais e que a administração vai salvar a pátria (e os motoristas em perigo). E nesse ponto, vem a velha tentativa de impor (desnecessariamente) que tudo que existiu antes de 2017 foi mal feito. Parece que a cidade não existiu até 2016. (ok!)

Noticia danosa que prejudica a imagem da própria concessionária. Se havia o conhecimento de danos estruturais pela administração, esperar o investimento da RUMO para corrigir seria prevaricar com a segurança da população, assumir que o risco só valeria a pena ser senado se alguma empresa (como a RUMO) se interessasse em colocar a mão na massa. 

Pergunto: E se a RUMO não reativasse os ramais, como fez com o trecho de Piracicaba? Pois é!

A noticia - se dada como realmente é -  seria mais bela, mais adequada e mais informativa. Quando qualquer motivo vira motivo para atacar o que notadamente funcionava, não significa que a administração da cidade evoluiu, significa que temos as mesmas pessoas do passado tentando reciclar aquilo que elas defenderam, para vender pensamento velho como novo, por um preço muito maior do que vale.

Para a RUMO, parabéns por investir no futuro e em nossa região.
Para a administração, que dureza... toda ponte um dia cai.

Fontes: Revista Ferroviaria e Wikipedia
 Desenhando o Assunto - Portal Cordero Virtual
Desenhando o Assunto
Por: Marcelo L. Braga
Espaço para trazer assuntos da economia e da política, ajudando na formação de opiniões e cidadania.
MAIS ARTIGOS DESTE COLUNISTA

Outras Colunas:
Os conteúdos publicados por colunistas ou visitantes no Portal Cordero Virtual não expressam a opinião do Portal Cordero Virtual, sendo de responsabilidade de seus autores. Clique aqui e veja os Termos e Condições de Uso do Portal Cordero Virtual.

2001-2024 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71