É nas práticas que cada um escolhe para a sua vida humana está construindo um modelo no qual a assistência entre teoria e prática está cada vez mais distante de suas diversas possibilidades de viver em harmonia. Assim sendo, o apoio social entra em cena para explicar a lei de causa e efeito, justificando as diferenças sociais e a justiça divina como meio de suprir as necessidades daqueles que buscam apoio e amparo para seus males, individuais e sociais.
Na percepção o fenômeno espiritual é alternativa para a resolução dos problemas sociais, mas a mudança está na transformação moral do homem e da sociedade, o que significa que os problemas sociais, na sua essência, são problemas morais. Por conseguinte traz nova luz, embasando a responsabilidade pelo preceito da caridade, fundamentando a prática da fraternidade representada através da “Fé, Esperança e Caridade” e a material, pelo “Trabalho, Solidariedade e Tolerância”.
Com horizontes ampliados, pois que é uma ciência experimental e filosófica, uma ideologia social, que objetiva uma finalidade superior através de ideais de generosidade entre as pessoas a partir das reflexões do entendimento de que a solidariedade é lei universal que liga todos os seres humanos e deveria ser uma política pública de atenção e de defesa de direitos. Contudo, devemos ter em mente que o fato de termos consciência da importância que deve ser dada às questões de ordem espiritual, não quer dizer que devamos nos afastar do convívio em sociedade e renunciar a todos os bens materiais.
Explorando as escolhas que são feitas todos os dias, tem-se mais claramente o sentido de sintonia. Porém, esta clareza só aparece quando são respondidas certas perguntas. A resposta é simples, pois, todas as escolhas ocorrem baseadas em alguma forma de conhecimento que são estabelecidas sobre estes assuntos. Então, quanto mais o indivíduo se capacita, amplia o conhecimento sobre algo, mais sintonizado está com este algo. Assim, buscar a sintonia é aproximar-se de algo, algum assunto, alguém, etc., com o maior número de detalhes possível, ou seja, é buscar o conhecimento sobre o objetivo em questão. Por isto, as questões são a chave para se descobrir melhor o sentido da sintonia e entender como se consegue encontrá-la em relação ao objetivo desejado.
Devemos tomar consciência que não há outro caminho para alcançarmos a felicidade, a paz, a prosperidade duradoura, senão pelo domínio do nosso próprio eu. Onde houver o verdadeiro amor impera pureza, saúde, equilíbrio, altruísmo, espiritualidade, força, vida. Para alcançarmos o amor, compreendê-lo, experimentá-lo é necessário grande persistência e diligência no bem, na verdade, no exercício de descobrir sempre o melhor do próximo. A verdadeira riqueza é a do espírito sedimentada pela generosidade, a abnegação, o amor dedicado, com consciência de que está realizando a missão da vida. Não devemos esquecer que a felicidade é o produto do nosso querer e do nosso fazer. Bom dia e boas energias. Eu acredito em você.