Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com as nossas Políticas de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Estamos carregando as notícias...
BUSCAR MATÉRIAS
BUSCAR MATÉRIAS
 ​​​Como usar a alimentação a favor de uma pele bonita e saudável - Portal Cordero Virtual

​​​Como usar a alimentação a favor de uma pele bonita e saudável

Nutricionista do CEJAM explica como investir em frutas, vegetais coloridos e gorduras boas pode garantir a saúde da pele, enquanto açúcar e ultraprocessados aceleram o envelhecimento

25/09/2025 08:22:01
​​​Como usar a alimentação a favor de uma pele bonita e saudável
​​​Como usar a alimentação a favor de uma pele bonita e saudável
Manter a pele bonita e ​protegida​ vai muito além dos cuidados externos. De acordo com a nutricionista Camila Lucena, da UBS Alto da Ponte - unidade gerenciada pelo CEJAM (Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim”) em parceria com a ​​Secretaria Municipal de Saúde de São José dos Campos (SMS-SJC)​​, a alimentação desempenha um papel central na integridade cutânea, potencializando tratamentos estéticos e prevenindo o envelhecimento precoce.

No cardápio diário, não podem faltar frutas, vegetais coloridos, oleaginosas, sementes, abacate e bastante água. “Esses alimentos fornecem nutrientes fundamentais, como vitamina A, que promove a renovação celular; vitamina C, que estimula a síntese de colágeno e atua como antioxidante; vitamina E, que protege contra o estresse oxidativo; e zinco, essencial para cicatrização, controle da oleosidade e defesa imunológica da pele”, explica Camila.

O consumo de gorduras boas, presentes no abacate, azeite e sementes, também é primordial no reforço da barreira lipídica natural, que mantém a pele hidratada e menos reativa. Já os ácidos graxos, ​a exemplo do​ ômega-3, encontrados em peixes -salmão, sardinha e atum - ​e em ​alimentos vegetais, como as sementes e alga marinha, têm ação anti-inflamatória e contribuem para uma aparência mais viçosa. 

Por outro lado, açúcares simples, alimentos ultraprocessados, gorduras trans e excesso de álcool comprometem a saúde e o bom aspecto da pele.“O açúcar em excesso provoca a glicação das fibras de colágeno, tornando-as rígidas e quebradiças, enquanto os processados aumentam a inflamação e enfraquecem a barreira cutânea”, alerta a nutricionista.

Para quem está iniciando os cuidados, Camila sugere um primeiro passo simples: reduzir o consumo de açúcar e aumentar a ingestão de frutas e vegetais ricos em antioxidantes. Ela acrescenta que a suplementação com colágeno hidrolisado associado à vitamina C, silício orgânico, zinco quelado, astaxantina, vitamina D (quando há deficiência) e ômega-3 de cadeia longa (EPA/DHA) pode potencializar os resultados.

“Os antioxidantes naturais presentes em frutas e verduras funcionam como escudos contra os radicais livres, prevenindo danos ao DNA e à estrutura do colágeno. No entanto, só a alimentação não garante proteção total”, ressalta. 

​​Hábitos​ como uso diário de protetor solar, limpeza adequada e ​a aplicação de ​produtos antioxidantes tópicos continuam sendo indispensáveis. “Uma alimentação equilibrada oferece os nutrientes essenciais para reparar tecidos, controlar processos inflamatórios e potencializar o efeito de cosméticos e tratamentos estéticos. É um trabalho conjunto: de dentro para fora”, conclui. 

Sobre o CEJAM     

O CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos. Fundada em 1991, a Instituição atua em parceria com o poder público no gerenciamento de serviços e programas de saúde em São Paulo, Rio de Janeiro, Mogi das Cruzes, Campinas, Carapicuíba, Barueri, Franco da Rocha, Guarulhos, Santos, São Roque, Ribeirão Preto, Lins, Assis, Ferraz de Vasconcelos, Pariquera-Açu, Itapevi, Peruíbe e São José dos Campos.

A organização faz parte do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (IBROSS), e tem a missão de ser instrumento transformador da vida das pessoas por meio de ações de promoção, prevenção e assistência à saúde.

O CEJAM é considerado uma Instituição de excelência no apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS), tendo conquistado, em 2025, a certificação Great Place to Work. O seu nome é uma homenagem ao Dr. João Amorim, médico obstetra e um dos fundadores da Instituição. 

No ano de 2025, a organização lança a campanha "365 novos dias de saúde, inovação e solidariedade", reforçando seu compromisso com os princípios de ESG (Ambiental, Social e Governança). 
Siga o CEJAM nas redes sociais (@cejamoficial) e acompanhe os conteúdos divulgados no site da instituição

Fonte: Maquina Cohn Wolfe

Mundo Digital

Visibilidade instantânea e resultados reais: o poder do tráfego pago para empresas
LEIA MAIS
Apareça no Google sem pagar anúncios
LEIA MAIS
O que acontece quando sua empresa não aparece para quem está pronto para comprar
LEIA MAIS
Meu negócio já tem redes sociais, será que eu preciso mesmo de um site?
LEIA MAIS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS


2001-2025 - Portal Cordero Virtual