As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte dos brasileiros, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Visando a conscientização sobre a importância da prevenção, a Prefeitura de
Limeira adere à campanha “Setembro Vermelho”, que faz alusão ao Dia Mundial do Coração (29 de setembro).
A secretária de Saúde, Maria Helena Chen, ressalta que as doenças cardiovasculares são de natureza silenciosa e persistente. Por este motivo, a recomentação é que a população realize acompanhamento médico periódico, em especial se já houver algum fator de risco. Hipertensão, diabetes, colesterol elevado, obesidade e estresse excessivo estão entre os principais deles. Além disso, o sedentarismo, o tabagismo, consumo excessivo de álcool e sono insuficiente são fatores relevantes.
Na prevenção, um estilo de vida mais saudável, abandonando hábitos como o tabagismo e o excesso de álcool, pode fazer a diferença. Uma alimentação equilibrada, com redução de gorduras, açúcar e alimentos industrializados, e rica em frutas e vegetais é primordial.
A prática de atividades físicas também é importante para cuidar do coração e ainda contribui com a saúde como um todo. Cerca de 30 minutos de caminhada, cinco vezes por semana, já é o suficiente para sair do sedentarismo.