Há 130 anos, no início da Povoação de Cordeiro, foram definidos pelo governo federal os primeiros feriados nacionais: 1º de janeiro, 21 de abril, em homenagem a Tiradentes; 3 de maio, o Descobrimento do Brasil; 13 de maio, chamado de "comemoração da fraternidade dos brasileiros", se referindo à Abolição da Escravidão; 14 de julho, para comemoração da "República, Liberdade e Independência dos povos americanos" e que na verdade lembrava o início da Revolução Francesa, em 1789; 7 de setembro, 12 de outubro, comemorando o Descobrimento da América; 2 de novembro, "comemoração geral dos mortos" e 15 de novembro, "comemoração da pátria brasileira", ou seja, a Proclamação da República.
Durante a década de 1920, foram criados o feriado de Natal, em 1922 e o feriado nacional de 1º de maio, em 1924. Assumindo o poder Getúlio Vargas, uma de suas primeiras medidas foi modificar os feriados, mantendo-se as datas de 1º de janeiro, 1º de maio, 7 de setembro, 2 de novembro, 15 de novembro e 25 de dezembro. Em 1933, foi restabelecido o feriado de 21 de abril.
Iniciado o período da ditadura de Getúlio Vargas, a partir de 1937, foram modificados novamente os feriados nacionais, que a partir de junho de 1938 seriam somente os dias 25 de dezembro, 1º de janeiro, 21 de abril, 1º de maio, 7 de setembro, 2 e 15 de novembro.
Restabelecida a democracia após 1946, três anos depois o presidente Eurico Gaspar Dutra mudou novamente a lista dos feriados nacionais, que passaram a ser 1º de janeiro, 1º de maio, 7 de setembro, 15 de novembro e 25 de dezembro. Em 1950 foi restaurado o feriado nacional de 21 de abril.
Após a mudança dos feriados municipais permitidos pela lei, de sete para quatro, conforme falamos em nosso artigo anterior, estes feriados passaram pouco mais de trinta anos sem modificação, quando foi criado, em 1980, o feriado nacional de 12 de outubro, "para culto público e oficial" a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.
Nos anos seguintes, pouca coisa mudou. A única diferença foi a autorização, em 1995, para que fosse criado um feriado estadual, o que no caso de São Paulo, foi definido em 1997 como sendo o dia 9 de julho. Cada estado tem o seu, como por exemplo na Bahia, que é 2 de julho.
Por fim, neste século a única mudança até agora foi a transformação da data de 2 de novembro de feriado municipal, dentro dos quatro autorizados pela legislação federal, para feriado nacional, o que passou a vigorar em 2003.
Foi assim que se fixaram, através dos anos, os feriados nacionais, de acordo com o interesse da administração federal. Entretanto, pouca coisa mudou desde que a nova estrutura de feriados foi criada há pouco mais de 70 anos, e não há perspectiva de que haja novas mudanças a curto prazo.
Os conteúdos publicados por colunistas ou visitantes no Portal Cordero Virtual não expressam a opinião do Portal Cordero Virtual, sendo de responsabilidade de seus autores.
Clique aqui e veja os Termos e Condições de Uso do Portal Cordero Virtual.