Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com as nossas Políticas de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BUSCAR MATÉRIAS
BUSCAR MATÉRIAS
 85 anos do falecimento do Coronel José Levy e da denominação do Grupo Escolar de Cordeiro - Portal Cordero Virtual

85 anos do falecimento do Coronel José Levy e da denominação do Grupo Escolar de Cordeiro

14/06/2022 20:45:43
"Dentre as importantes datas que devem ser lembradas todo ano, encontra-se a lembrança do falecimento do Coronel José Levy e da colocação do seu nome no então Grupo Escolar de Cordeiro. Uma das fontes sobre a família é o livro “História de Limeira”, publicado em 1967, com interessantes biografias dos principais componentes dos Levy. 

Para facilitar o acesso e a recuperação das informações, vamos nos utilizar das informações disponíveis na internet para recuperação da trajetória do proprietário rural e chefe político de Limeira e Cordeirópolis. 

Segundo texto chancelado pela escola, José Levy nasceu em Bollendorf¹, na Renânia, região que está situada atualmente na Alemanha, em 26 de fevereiro de 1849, filho de Jacob Levy e de Babette Reumann Levy. Entretanto, o site de genealogia “Geni”, alimentado com informações normalmente liberadas pela própria família, informa que ele, na verdade, se chamava Moses Salomon², e era filho de Jacob Salomon Levy e de Babette RosetteHaymann. Conforme este texto, Levy chegou ao Brasil em 1856 com sua família, como imigrantes. 

Foi casado com Amália Roland, tendo como filhos Albertina Levy, Antonio José Levy (cujo nome está em uma rua da Vila dos Pinheiros), Flamínio Levy (cujo nome está em uma rua da Vila Nossa Senhora Aparecida), Huberto Levy (homenageado com uma rua e com o nome do Estádio Municipal conhecido como “Campo do Juventus”), Jacob Levy, Lydia Levy (casada posteriormente como o Capitão Joaquim Manoel Pereira) - cujo nome está na Rua Lídia, na Vila Pereira, e na Vila Lídia, bairro situado próximo ao Centro - e Maria Levy. 

Segundo o verbete deste site genealógico, José (ou Moses Salomon) teve como irmãos Bernhard, Angela, Simão (Isaac) Levy – seu sócio na Fazenda Ibicaba – e Eva Levy. Informação importante do texto chancelado pelo estabelecimento de ensino é sua naturalização como brasileiro, em 15 de setembro de 1885. 

Conforme apontamos em texto publicado neste ano, em 20 de janeiro de 1890 é arrematada a Fazenda Ibicaba em leilão, pelos irmãos Levy, em sociedade com o Coronel Flamínio Ferreira de Camargo, que saiu da sociedade em 22 de julho de 1896. 

Simão Levy (ou Isaac, seu verdadeiro nome, conforme o verbete do site de genealogia)³, nasceu em 1º de abril de 1848 na mesma cidade da Renânia-Palatinado, falecendo em 2 de julho de 1914 em Limeira. Segundo este site, Simão foi pai do Major José Levy Sobrinho, de João Carlos Levy e de Martinho Levy. 

Somente em 1928 foi feita a divisão da parte da Fazenda Ibicaba para seus filhos, conforme escritura do Tabelionato de Notas de Cordeirópolis: neste momento estavam presentes o Major José Levy Sobrinho e sua esposa, Anna Carolina de Barros Levy (nome de uma avenida em Limeira); o Dr. Martinho Levy, Jacob Emilio Levy, Dr. Alberto Simão Levy, Carlota de Camargo Levy e seus filhos e que venderam suas partes para seus primos já citados e aos seus sobrinhos Zuleika Levy Pereira e Ary Levy Pereira. 

Em virtude do avanço na sua idade, o coronel, em 13 de junho de 1933, dia de Santo Antonio, fez escritura de doação de sua parte para seus filhos. Vale lembrar que as Escolas Reunidas de Cordeiro, que deram origem ao Grupo Escolar que levou o seu nome, foram inauguradas também num 13 de junho, só que de 1919. 

Apesar de sua ascendência e nome judaicos, Levy era membro da Irmandade de Santo Antonio e foi grande colaborador da Igreja Matriz de Santo Antonio durante toda a sua vida, sendo inclusive “Diretor Honorário” da comissão responsável pela execução da torre, definida em agosto de 1934. 

Faleceu em 3 de julho de 1935, e, mesmo tendo nome e origem judaicas, antes de morrer se“confessou, comungou duas vezes e recebeu o sagrado viático”, ou seja, a extrema unção ou unção dos enfermos, conforme registros do Livro Tombo da Paróquia, recuperados pelo livro do padre Mario ZocchioPasotto. 

Após representação dos moradores de Cordeiro, chefiados pelo Padre José Bonifácio Carretta e por Maria Nazareth Stocco Lordello, através de despacho de 14 de novembro de 1935, foi autorizada pelo Governo do Estado a denominação de “Coronel José Levy” para o então Grupo Escolar de Cordeiro, mantida posteriormente quando da cessão do prédio histórico para a Prefeitura, que aí criou a Escola Municipal Coronel José Levy.


¹A cidade hoje, segundo a Wikipedia, tem 1.619 habitantes e uma área de 13,15 km2
²https://www.geni.com/people/Moses-Jose-Levy/6000000023693334352
³https://www.geni.com/people/Simao-isaak-Levy/6000000023694623955

 Revivendo História - Portal Cordero Virtual
Revivendo História
Por: Paulo César Tamiazo - Historiador - MTE nº 713/SP
Revivendo a Historia publica artigos periódicos sobre os mais variados temas da História de Cordeirópolis - https://orcid.org/0000-0003-2632-6546
MAIS ARTIGOS DESTE COLUNISTA

Outras Colunas:
Os conteúdos publicados por colunistas ou visitantes no Portal Cordero Virtual não expressam a opinião do Portal Cordero Virtual, sendo de responsabilidade de seus autores. Clique aqui e veja os Termos e Condições de Uso do Portal Cordero Virtual.

2001-2025 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71