A Olaria Ecológica de Limeira, que teve a produção reativada pela Secretaria de Habitação em julho, recebeu 26 famílias até o final de setembro. Segundo Jacqueline Emerich Souza, diretora de Desenvolvimento Habitacional da pasta, uma média de 11 mil tijolos ecológicos foram produzidos no período. “Até o momento, encaminhamos 26 famílias para a olaria. Algumas já estão produzindo e outras aguardam a agenda”, afirma a diretora.
Inaugurada em agosto de 2002, a Olaria Ecológica conta com quatro máquinas para a produção de tijolos ecológicos, um triturador e uma betoneira. A estrutura atende famílias com renda de 0 a 3 salários mínimos, que necessitam de tijolos para construir, reformar ou ampliar suas casas. “As famílias que irão produzir os tijolos devem trabalhar em pelo menos duas pessoas, para que o trabalho renda, e não permitimos que menores de 18 anos ajudem. Outro ponto importante é que cada família irá produzir 15% a mais de tijolos, que serão doados ao Banco de Materiais para atender idosos e deficientes, que não podem produzir”, explica Jacqueline.
A Olaria Ecológica é uma das ações da Secretaria de Habitação para promover o direito à moradia digna no município. O atendimento inicial é feito por meio dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) ou centro comunitário mais próximo. Os interessados em participar da olaria são atendidos por uma equipe de assistentes sociais, que traçam o perfil socioeconômico das famílias. Em seguida, elas são encaminhadas para a Secretaria de Habitação para receber atendimento dos técnicos e arquitetos, que auxiliam no cálculo da quantidade de tijolos necessários para a construção e/ou reforma da unidade habitacional.
“Posteriormente, é montado um processo administrativo, no qual consta o encaminhamento do assistente social, a cópia dos documentos do interessado e um comprovante de residência. Um termo de autorização é emitido e a pessoa vai até a Olaria Ecológica agendar sua escala de trabalho”, afirma Jacqueline.
TIJOLOS
A Prefeitura fornece gratuitamente os insumos, o maquinário e a orientação técnica para que a família possa produzir seus próprios tijolos, que são secos à sombra. Os tijolos ecológicos, conhecidos também como tijolos de solo-cimento, são compostos por uma mistura de saibro, cimento e água e, por não emitirem resíduos nocivos ao meio ambiente provenientes dos processos de queima tradicionais, garantem a sustentabilidade da produção.