A Lia, inteligência artificial da Prefeitura de
Limeira que atende a população pelo Whatsapp, encerrou 2025 com um balanço expressivo de atendimentos à população. Entre os meses de setembro e dezembro, a assistente virtual realizou mais de 50 mil interações, orientando milhares de cidadãos sobre serviços municipais e informações gerais da cidade de forma rápida, acessível e gratuita.
Referência nacional em atendimento público, a Lia, sigla para Limeira Inteligência Artificial, é uma assistente virtual da Prefeitura que utiliza inteligência artificial generativa para orientar a população sobre centenas de serviços municipais e esclarecer dúvidas gerais da cidade. A ferramenta, inclusive, já foi apresentada em um dos principais congressos de cidades inteligentes do mundo, realizado em Barcelona.
“Os números reforçam o papel estratégico da Lia como canal permanente de atendimento digital e evidenciam a adesão da população à solução tecnológica implantada pelo município”, afirmou o prefeito Murilo Félix.
O acesso é simples e gratuito. Basta enviar uma mensagem de texto ou áudio para o WhatsApp no número (19) 98416-0156 e iniciar a conversa. A Lia funciona 24 horas por dia, respondendo mensagens de forma automática e contextualizada. Diferente de um chatbot tradicional, a tecnologia utiliza inteligência artificial generativa, com capacidade de aprendizado contínuo, geração de respostas dinâmicas e atualizações a cada oito horas.
“Os números mostram que a Lia já faz parte da rotina dos limeirenses e cumpre um papel estratégico para a Prefeitura. Estamos falando de uma ferramenta pioneira no Brasil, que utiliza inteligência artificial para facilitar o acesso aos serviços públicos, reduzir burocracias e levar informação de forma clara e rápida à população”, destacou Roger Willians, secretário de Tecnologia e Eficiência.
Entre os serviços disponíveis estão orientações para abertura de protocolos, solicitações de manutenção urbana, informações sobre impostos como IPTU, orientações de saúde, defesa de multas e emissão de taxas, entre outros. A assistente indica documentos necessários, prazos e links diretos para execução dos serviços, reduzindo a necessidade de filas, deslocamentos e atendimentos presenciais.
Não é necessário cadastro prévio nem qualquer tipo de pagamento para utilizar a ferramenta. A escolha do WhatsApp como canal de atendimento se deve à ampla popularidade do aplicativo no Brasil, o que garante acesso facilitado às informações públicas a qualquer hora do dia.
A implantação da Lia ocorreu em parceria com a GovTech 1Doc, responsável pelo Limeira Digital, em formato de projeto-piloto, sem custo adicional para o município. Segundo a Secretaria de Tecnologia e Eficiência, em breve deve ser lançada a versão 2.0 da ferramenta, com novas funcionalidades.