Ter o seu próprio veículo é um desejo de muitas pessoas, porém, na hora da compra surge a dúvida se compensa mais um carro novo ou usado.
Para ter uma resposta para essa questão é preciso analisar diferentes pontos, entre eles a sua situação financeira que durante a pandemia pode ter mudado.
Veja quais são as vantagens e desvantagens de cada um para que possa fazer a melhor escolha.
Carro novo
O carro novo ou zero km é aquele que acabou de sair da concessionária e está com um cheiro inconfundível.
Ao optar por ele, o motorista sabe que está comprando um carro com peças novas e que não deve ter problemas mecânicos tão cedo, porém, para que isso aconteça é preciso fazer as revisões periódicas.
O fato de não ter tido outros donos evitará que o veículo venha com vícios e esteja em um estado bem conservado.
Os carros mais novos costumam ser equipados com itens tecnológicos mais modernos, já que a cada ano se renovam as novidades. Dessa forma poderá usufruir de itens que proporcionam conforto e garantem o melhor funcionamento do veículo.
Contrariando esses pontos, está o fato do veículo depreciar rapidamente e isso quer dizer que só por sair da concessionária cerca de 20% do seu
preço de venda da tabela FIPE diminui. Essa desvalorização é maior nos dois primeiros anos.
Os gastos para regularizar o carro também podem ser maiores, pois será preciso fazer o emplacamento e quitar o IPTU, que costuma ser mais caro.
Carro usado
O carro usado pode ter tido um ou mais donos e possui pelos menos três anos de uso, o que nem sempre agrada os compradores.
Uma das vantagens de optar por ele é que o preço de compra é menor, ideal para quem não tem muito dinheiro ou quer economizar para outras coisas. Ele é mais fácil de negociar, uma vez que o valor não é fixo da fabricante.
A desvalorização entre o momento da compra e a venda costuma ser menor, dessa forma não se perde tanto dinheiro.
O valor do IPVA do carro usado é outro ponto porque quanto mais velho for o veículo, menor ele tende a ser.
Existem também desvantagens em relação ao carro usado, como as chances de ocorrerem problemas mecânicos, que são mais altas. O seguro auto costuma ter um preço mais elevado quando se compara o valor do seguro com o do veículo.
Outra questão é que ele pode já vir com problemas mecânicos e exigir mais manutenção. É preciso verificar qual a situação em que ele se encontra para que os gastos com oficina e peças não acabem pesando no orçamento.
Afinal é melhor o carro novo ou usado?
A verdade é que não existe uma resposta certa para essa pergunta, pois isso porque vai depender muito da situação e necessidade de cada pessoa.
Para chegar a uma conclusão é preciso pesquisar bastante para encontrar o melhor preço, avaliar as situações dos carros usados e fazer as contas. Somente comparando e tendo calma para decidir é que poderá fazer o melhor
negócio.
Compare os prós e contras do carro novo e usado para conseguir decidir qual proporcionará maior economia sem prejudicar o seu orçamento.
Por Jeniffer Elaina, do SeguroAuto.org