Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com as nossas Políticas de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Estamos carregando as notícias...
BUSCAR MATÉRIAS
BUSCAR MATÉRIAS
 Sociedade de Alto QI mais famosa do mundo, Triple Nine Society, publica estudo de neurocientista brasileiro - Portal Cordero Virtual

Sociedade de Alto QI mais famosa do mundo, Triple Nine Society, publica estudo de neurocientista brasileiro

A Triple Nine Society é uma das sociedades de alto QI mais restritas do mundo e publicou recentemente o estudo do Pós PhD em neurociências luso-braisleiro, Dr. Fabiano de Abreu Agrela sobre mudanças de personalidade em pessoas com Alto QI

21/09/2024 06:00:01
Sociedade de Alto QI mais famosa do mundo, Triple Nine Society, publica estudo de neurocientista brasileiro
Dr. Fabiano de Abreu Agrela (Crédito: MF Press Global)
Sociedade de Alto QI mais famosa do mundo, Triple Nine Society, publica estudo de neurocientista brasileiro
Dr. Fabiano de Abreu Agrela (Crédito: MF Press Global)
Pessoas que possuem mais de 146 pontos de QI sd 15 -  com testes supervisionados e válidos cientificamente -, correspondem a cerca de apenas 0,01% da população e são classificadas como “Superdotação Profunda”. Essa pequena parcela de pessoas com alta inteligência possuem várias características muito específicas, mas uma das mais marcantes é, sem dúvidas, a personalidade.

É o que o estudo “Transformações da personalidade em pessoas com alto QI: O caminho da extroversão à introversão” do Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, publicado recentemente nas redes oficiais da Triple Nine Society (TNS), a sociedade de Alto QI mais elitista do mundo, com diversos membros famosos em seus países e no mundo, se dedica a analisar.

“Estudos recentes na ciência sugerem que pessoas com alto QI tendem a ser mais curiosas, o que pode acontecer devido a características genéticas que influenciam a forma como o cérebro funciona. Essas pessoas têm um desejo forte de explorar e entender coisas complicadas, isso acontece porque certas variações genéticas afetam substâncias químicas no cérebro, como a dopamina, responsável pelos circuitos de recompensa”, explica Dr. Fabiano de Abreu.

O hiperfoco de pessoas com Alto QI

Outro ponto importante citado no artigo é um fenômeno chamado “hiperfoco”, que gera uma concentração intensa em assuntos de interesse.

“Vários estudos têm mostrado que essas predisposições de pessoas com Alto QI não apenas aumentam a capacidade de concentração, mas também ajudam o cérebro a se manter focado por longos períodos, o que chamamos de "hiperfoco".

“Isso permite que as pessoas se aprofundem nos temas que mais as interessam, influenciando como certas regiões do cérebro, como o córtex pré-frontal e o giro cingulado anterior, que agem na tomada de decisões e controle emocional”, explica Dr. Fabiano de Abreu, que também é membro da TNS e lidera um grupo de pesquisadores, principalmente no Brasil, Portugal e Espanha, que são membros de várias sociedades de alto QI. Eles participam de discussões e realizam pesquisas que posteriormente são publicadas em revistas científicas, focando principalmente em temas relacionados à superdotação.

Extroversão x Introversão: A oscilação emocional de pessoas com Alto QI

O Alto QI também traz consigo uma oscilação emocional entre a extroversão, em geral em períodos iniciais, e a introversão, que costuma surgir após momentos de extroversão, algo que pode ser reforçado através da neuroplasticidade, afirma o Dr. Fabiano.

“Apesar de muitas pessoas com alto QI mostrarem sinais de extroversão no início de atividades, o foco intenso em tarefas cognitivas costuma evoluir para um comportamento mais introvertido ao longo do tempo”.

“Estudos de longo prazo mostram que a neuroplasticidade - capacidade do cérebro de se adaptar e mudar- durante exposição a novos estímulos, fortalece conexões neurais que favorecem uma menor interação social”, aponta.

Sobre Dr. Fabiano de Abreu Agrela

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues MRSB é Pós PhD em Neurociências eleito membro da Sigma Xi, membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos , membro da Royal Society of Biology no Reino Unido e da APA - American Philosophical Association também nos Estados Unidos. Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia e filosofia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. Membro das sociedades de alto QI Mensa, Intertel, ISPE High IQ Society, Triple Nine Society, ISI-Society, Numerical e  HELLIQ Society High IQ. Autor de mais de 250 artigos científicos e 23 livros.

Fonte: MF Press Global

Mundo Digital

Como o design estratégico transforma visitantes em clientes
LEIA MAIS
Velocidade, segurança e experiência: o tripé invisível de um site que gera resultados
LEIA MAIS
O erro que custa caro: achar que site pronto é o mesmo que site profissional
LEIA MAIS
UX, UI, SEO… o que tudo isso tem a ver com o sucesso do seu site?
LEIA MAIS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS


2001-2025 - Portal Cordero Virtual