Dando sequência à programação da campanha “Mês dos Animais”, a Prefeitura de
Limeira promoveu nesta quinta-feira (16) a atividade “Trilha ecológica - Resgate aos animais”. Alunos do 4° ano da Emeief Profª Raquel Ap G. Franceschi participaram da iniciativa, que ocorreu no Parque Cidade. A ação é uma parceria das secretarias de Proteção Animal, de Meio Ambiente e Saneamento e de Educação.
O diretor de Políticas Públicas Ambientais, Maicon Grella, ressalta que o objetivo é promover a conscientização sobre a importância da proteção a todos os animais, tanto domésticos quanto silvestres. Durante a trilha, as crianças são dividas em grupos e recebem um mapa com pistas, que devem ser desvendadas para resgatar um bichinho, como um papagaio, um mico-leão-dourado, um lobo-guará, um gato e um cachorro. Ao longo da brincadeira, elas aprendem informações sobre esse animal.
A aluna Laura, de 10 anos, contou que o seu grupo resgatou um mico-leão-dourado. “Achamos várias pistas, foi muito legal”, falou. Em cada uma delas, havia informações sobre o mico. A que ela mais gostou foi sobre a alimentação no habitat natural. Emily Maria, 10, disse que aprendeu “bastante coisa” sobre os bichos. Ela e sua equipe resgataram o lobo-guará. “A gente leu uma coisa muito triste, que estão tentando extinguir ele, que é destruir; a gente precisa ajudar”, destacou. O papagaio foi o animal do grupo do Pedro Henrique, 10. Ele contou que gostou muito da atividade. “Não podemos abandonar os animais, nem maltratá-los”, afirmou.
PROGRAMAÇÃO
Neste fim de semana, ocorre o mutirão de castração gratuita de cães e gatos, o Castra + Limeira. Também ocorre, no domingo (19), o 3º AnimaPet, que visa dar visibilidade e contribuir com a atuação dos protetores independentes de animais. As atividades ocorrem no Bosque Prefeita Maria Thereza.
Os visitantes do AnimaPet poderão realizar doação de ração e acessórios para pets. Haverá, ainda, arrecadação de tampinhas de garrafa. Parte da renda da praça de alimentação será destinada aos protetores. A equipe da prefeitura estará no local, disponibilizando microchipagem, vacinação antirrábica e consulta veterinária gratuitamente.
Quem passar pelo local poderá conhecer os animais disponíveis para adoção que estão tutelados pelos protetores independentes. A Secretaria de Proteção Animal garante a microchipagem e castração. No caso de filhotes, eles já são entregues com o agendamento para a castração.