Os coordenadores pedagógicos das escolas municipais que realizam Atendimento Educacional Especializado (AEE) a estudantes atípicos participaram de capacitação na tarde desta última quinta-feira (26), no Teatro Nair Bello. Ao todo, 67 educadores da educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos receberam a formação, que teve como objetivo o aperfeiçoamento do atendimento aos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A coordenação da iniciativa foi da agente de desenvolvimento educacional Lúcia Helena Ribeiro Cardoso.
Os professores Márcio Santos e Caroline Provideli falaram sobre o TEA na primeira parte da capacitação. Foram compartilhadas experiências já realizadas nas escolas. No segundo momento, a especialista Aline da Costa Bizarro abordou o tema “Inventário Portage Operacionalizado”, que é um instrumento para avaliação baseado nos marcos do desenvolvimento infantil. A palestrante explicou como funciona a ferramenta, destacou benefícios e detalhou a sua implantação na rede municipal de ensino.
Para a diretora pedagógica Helenice Magalhães, a formação continuada é fundamental para aprimorar o ensino nas escolas, já que são apresentadas atualizações das evidências científicas do âmbito pedagógico para as escolas. “As formações com os coordenadores ocorrem semanalmente, e eles replicam os conhecimentos para os professores em cada unidade escolar”, explica. Para ela, a experiência tem sido proveitosa e positiva.