Passado o período de festas de fim de ano algumas dúvidas podem surgir sobre o contágio da Covid-19. A médica infectologista da Unimed
Limeira, Dra. Maria Beatriz Bonin Caraccio reuniu algumas informações importantes.
Confira!
01- Se ambos tiveram contato usando máscara, nenhuma outra medida precisa ser tomada.
02- Se o contato ocorreu entre ambos sem máscara, numa distância menor que 1 metro e por mais de 15 minutos, deve-se observar o aparecimento de sintomas por sete dias. Caso apresente sintomas gripais neste período, procurar o atendimento médico.
03- Pessoas que vivem na mesma residência de um indivíduo sintomático suspeito ou confirmado: manter isolamento social por pelo menos sete dias e observar aparecimento de sintomas. Fazer contato com a empresa em que trabalha para definição de afastamento com a área de Recursos Humanos da empresa.
04- Qualquer indivíduo sintomático suspeito ou confirmado: manter isolamento domiciliar em cômodo separado dos demais familiares. Alimentar-se separadamente da família. Usar máscara caso precise estar no mesmo ambiente que outros familiares.
05- O exame do “cotonete” (PCR/Antígeno) só deve ser colhido em indivíduos sintomáticos entre o 4º e o 7º dia a partir do início dos sintomas. Esse exame não deve ser colhido em pessoas sem sintomas.
06- Exame de sangue (sorologia ou teste rápido) só pode ser colhido depois de 14 dias do início dos sintomas – diretriz do Ministério da Saúde. Não há indicação de colher em pessoas sem sintomas.
07- Qualquer que seja o caso, sempre manter toda a rotina de precaução: usar máscara, distanciamento social, higiene frequente das mãos e não tocar boca, olhos e nariz.
Lembre-se: as máscaras precisam ser trocadas a cada quatro horas, ou antes se estiverem sujas ou úmidas.