Empregados das indústrias de massas, biscoitos, balas, sorvetes, congelados, cacau e barracões de frutas de
Limeira, Iracemápolis,
Cordeirópolis, Nova Odessa e Cosmópolis terão um reajuste salarial de 10% em novembro. O aumento foi definido numa convenção coletiva estadual, firmada entre a Fetiasp (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado de
São Paulo), seus sindicatos filiados, e os sindicatos patronais dos segmentos compreendidos.
O reajuste é retroativo a setembro, e as negociações também estabeleceram um piso salarial de R$ 1.300,00. A cesta básica teve o valor ampliado em 20%, chegando a R$ 150,00. Ainda de acordo com a convenção, as empresas que não negociaram a PLR (Participação nos Lucros e Resultados) com o sindicato até 31 de agosto, deverão pagar uma multa. Para aquelas com até 100 empregados, a multa será de R$ R$ 660,00, sendo que as empresas com mais de 100 empregados pagarão R$ 770,00.
“Foi uma negociação satisfatória. A desculpa da crise nunca poderá ser argumento para a negligência com a situação dos trabalhadores”, afirmou o presidente do Stial (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Limeira), Artur Bueno Júnior. A entidade participou das reuniões relativas à convenção coletiva.