A Universidad de la República (UdelaR), do Uruguai, foi a anfitriã das 31ª Jornadas de Jovens Pesquisadores da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) esteve representada por uma delegação 32 pesquisadores de graduação e pós-graduação.
O evento internacional, que aconteceu de 6 a 8 de novembro, em Montevidéu, teve como tema principal "Educação Superior, bem-estar coletivo e convivência democrática" e reuniu centenas de jovens investigadores das diferentes universidades membros da AUGM. O objetivo foi promover relações precoces entre jovens cientistas dos países da região e favorecer a sua integração nos trabalhos que criam. São desenvolvidas redes interpessoais e científico-académicas, cujo enquadramento permite e apoia a criação de grupos de investigação científica regional.
A delegação da UFSCar contou com 14 estudantes de graduação, oito de mestrado e 10 de doutorado, de diversos cursos e áreas, e foi acompanhada pelo técnico-administrativo da Secretaria Geral de Relações Internacionais (SRInter) da UFSCar, Bruno Soto de Andrade, que participou do evento como coordenador de delegação e gestor dos programas AUGM na UFSCar.
Como foi
A cerimônia de abertura, realizada na noite do dia 6/11, no Teatro El Galpón, além da solenidade, contou com apresentações culturais e musicais. Na noite do segundo dia de evento, foi oferecida uma festa de confraternização aos pesquisadores, no Meseo del Carnaval. "Na ocasião os jovens pesquisadores puderam desfrutar de momentos de descontração com muita música", contou Andrade. O encerramento, na tarde do dia 8/11, foi realizado no Auditório da UdelaR, momento em que foram apresentados os trabalhos premiados - a UFSCar teve três premiações (leia abaixo). A solenidade também contou com apresentações musicais e culturais, como o Coral da UdelaR e um grupo carnavalesco típico do Uruguai que recebeu os participantes na Av. 18 de Julio após finalizada a solenidade.
A SRInter no evento
As jornadas acontecem anualmente e a Secretaria Geral de Relações Internacionais é a responsável por realizar a gestão do processo de seleção dos trabalhos da UFSCar que serão apresentados no evento.
Bruno Andrade, que acompanhou a delegação durante todo o evento, prestando auxílio e orientações aos estudantes, ainda participou do Taller de Gestores de la AUGM. Essa oficina reuniu os gestores dos programas de mobilidade para compartilhar boas práticas de gestão, bem como discutir diferentes questões relacionadas à gestão das atividades no âmbito da AUGM, "sobretudo aquelas relacionadas a uma nova plataforma informática da AUGM que foi lançada neste semestre", relata o técnico-administrativo da SRInter.
Premiações
Além da participação, três estudantes da UFSCar foram premiados durante o evento:
Ana Maria Gomes Augusti - estudante de graduação em Ciências Sociais
Tema no evento: Ciências Políticas e Sociais
Título do trabalho: "Incorporação migrante e a reprodução social: um estudo a partir de mapas sociais de mulheres migrantes no interior de São Paulo"
Larissa Ferreira - mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Tema no evento: Processos Cooperativos e Associativos
Título do trabalho: "Semeando vida: processos educativos nas práticas das Mulheres do GAU (Grupo de Agricultura Urbana) na zona leste de São Paulo"
Mariana Zanata - estudante de graduação em Fisioterapia
Tema no evento: Atenção Primária à Saúde
Título do trabalho: "Participação de crianças de um município brasileiro: impacto do Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação e fatores associados"
Para saber mais