Alunos da Emeief Ver. Mauro Sérgio Vieira participaram nesta semana de uma atividade monitorada no Horto Florestal e na Casa Ecológica. A iniciativa, conduzida pela equipe de Educação Ambiental, faz parte da campanha Descarte Certo 2024 e levou orientações sobre o destino correto de resíduos sólidos e a importância da reciclagem e da compostagem.
Na Casa Ecológica, os estudantes puderam entender a importância das práticas dos “Cinco R’s” da sustentabilidade: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. Eles também foram instigados a pensar sobre como os processos naturais, que promovem a ciclagem de nutrientes, podem ser instrumentos valiosos para a solução dos problemas gerados pelo lixo no cotidiano.
Na trilha pelo Horto Florestal, foram abordados temas pertinentes à arborização, como as relações ecológicas entre a fauna e a flora e os benefícios produzidos pelas árvores, com destaque para a ciclagem de nutrientes que ocorre de forma natural entre os seres vivos e o ambiente.
Secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi explicou que as mudanças climáticas e a mitigação dos efeitos produzidos pelos gases do efeito estufa também foram temas da visita monitorada. “Tratar a sustentabilidade no dia a dia não é mais uma opção e sim uma necessidade. E o Horto é um espaço educativo importante”, enfatizou.
“A campanha Descarte Certo tem caráter permanente. Diariamente, toneladas de resíduos como o plástico, o papel, o metal e o vidro poderiam ser reaproveitados ou reciclados, o que contribuiria para o prolongamento da vida útil do aterro sanitário municipal”, ressaltou Simone. Segundo ela, as políticas públicas implantadas em Limeira estimulam a adoção de práticas sustentáveis.