Quatro alunos do Colégio Jandyra foram premiados no programa Caça Asteroides MCTI no último sábado, 9 de novembro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Brasília. A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o International Astronomical Search Collaboration (IASC), da Nasa. A equipe foi a única de Limeira que conquistou a premiação.
Com bandeiras de Limeira e do Colégio Jandyra, os alunos Diogo Vitor de Oliveira Ferreira, Felipe Henrique Alves de Souza, Sophia Bonk e Tiago Vitor de Oliveira Ferreira representaram todos os integrantes da equipe Caça Asteroides que é composta por 9 alunos e tem a coordenação da professora Anie Bonel.
Além dos quatro alunos que estiveram em Brasilia, a equipe Caça Asteroides também é composta pelos estudantes Heitor de Oliveira Pires, João Moraes Maia, Lucas Horita Campos, Pietra Pertile Zangirolami e Rafaela da Silva Pereira. O grupo se reúne uma vez por semana para analisar imagens que são enviadas pelo projeto com o objetivo de detectar asteroides. "Esse programa tem conquistado nossos alunos. Eles estudam a ciência na prática, de forma interativa e divertida. O mais interessante é que, pela parceria com a NASA, o resultado da análise feita por eles contribui com a pesquisa astronômica nacional e internacional", destaca a professora Anie.
O Projeto Caça Asteróides é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) que visa popularizar a ciência entre cidadãos voluntários, transformando-os em cientistas cidadãos. O objetivo é ampliar as experiências de observação do céu, do planeta Terra e dos principais fenômenos celestes.