Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com as nossas Políticas de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

 Limeira é a 10ª no Estado no ranking de Municípios de Interesse Turístico - Portal Cordero Virtual

Limeira é a 10ª no Estado no ranking de Municípios de Interesse Turístico

O ranking avaliou quesitos relacionados ao setor de turismo, como a dimensão de fluxo e atrativos, infraestrutura, equipamentos, serviços e ações do setor.

27/10/2021 14:17:24
Faça o seu cadastro para receber nossas novidades
Compartilhe:
Limeira é a 10ª no Estado no ranking de Municípios de Interesse Turístico
Limeira é a 10ª no Estado no ranking de Municípios de Interesse Turístico
Entre 645 cidades do Estado de São Paulo, Limeira conquistou, com 72,5 pontos, a 10ª posição no ranking de Municípios de Interesse Turístico (MIT). Na Região Turística da Serra do Itaqueri, Limeira ficou em primeiro lugar entre as 13 cidades integrantes. O ranqueamento, realizado pela primeira vez pela Secretaria de Turismo do Estado, atende à lei complementar nº 1.261/2015, que estabelece condições e requisitos para a classificação de estâncias e MITs. “Este resultado reflete um trabalho que vem sendo realizado desde o início do nosso primeiro mandato. Esta visibilidade para o setor do turismo é importante para o desenvolvimento econômico do município”, destaca o prefeito Mario Botion.

O ranking avaliou quesitos relacionados ao setor de turismo, como a dimensão de fluxo e atrativos, infraestrutura, equipamentos, serviços e ações do setor. As informações foram enviadas à Secretaria de Turismo do Estado por meio de uma plataforma digital. “A política de ranking entre os municípios é uma forma de avaliar a gestão do turismo entre as 140 cidades que compõe os Municípios de Interesse Turístico em São Paulo. Nossa cidade teve destaque, pela estrutura disponível, sobretudo relacionada ao turismo de negócios. O atendimento ao turista gera muitos empregos e contribui bastante para o desenvolvimento do município”, explica o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Tito Almirall.

Limeira obteve a credencial de “interesse turístico” em outubro de 2017. Desde então, o município tem assinado convênios com o governo do Estado garantindo o repasse no valor de R$ 1.021.985,72 para a cidade. “Limeira tem um grande potencial de infraestrutura e serviços turísticos. Isso nos motiva cada dia mais para a realização dos objetivos e metas propostos no Plano Diretor de Turismo em conjunto com o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR)”, ressalta a turismóloga da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Luciene Sizino.

OBRAS

Entre as obras executadas com recursos do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos está a ampla sinalização turística no Bairro dos Pires. O local recebeu sinalizações vertical e horizontal em duas vias do bairro – a Martin Lutero e a Santo Antônio. Pontos históricos do bairro também receberam indicações, como a Capela Santo Antônio, o Cemitério dos Pires, além de dois templos e espaços religiosos da Igreja Luterana.

Outras melhorias em andamento são a reforma e construção na área do palco no Parque Cidade e a primeira etapa da revitalização do Horto Florestal. A obra, que está na fase de conclusão, contempla a construção de uma Praça de Eventos, com área de alimentação, espaço para food-truck, trailer móvel ou barraca desmontável, pontos de água potável, saída de esgoto e energia elétrica, além da construção de um palco conjugado a três sanitários com acessibilidade. “Em 2021 está prevista a assinatura de um convênio no valor de R$ 361.108,44. O recurso será investido na segunda etapa das obras de revitalização do Horto Florestal”, salienta Tito Almirall.

Foto(s): Wagner Morente
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura de Limeira
Faça o seu cadastro para receber nossas novidades
Compartilhe:
ÚLTIMAS NOTÍCIAS


2001-2021 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71