Não importa se
tem uma loja virtual, vende serviços ou qualquer outra coisa. A propaganda é sempre uma forma de alavancar seus negócios nas redes sociais quando é bem-feita.
E nem sempre é preciso investir tanto para conseguir ter um bom retorno. O segredo está no planejamento bem-feito e nas ações que conversem diretamente com o seu público.
Usar a tecnologia também pode ajudar bastante, afinal, existem bons recursos que podem fazer parte da estratégia e, com a pandemia,
tudo passou a ser digital.
Até mesmo as empresas de venda direta porta a porta, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Venda Direta (ABEVD), ficaram adeptas da tecnologia e atualmente as redes sociais representam 53% dos canais com bastante aumento de vendas na categoria.
Veja como alavancar seus negócios nas redes sociais, ter bons resultados e poupar dinheiro.
Não tente vender para alavancar seus negócios nas redes sociais
Pode parecer estranho ouvir falar que não se deve tentar vender. Na verdade, não significa que o seu produto não deve despertar interesse nos consumidores para que eles comprem.
A ideia é que se conclua uma venda de forma indireta, ou seja, com outros artifícios que despertem o interesse. Em vez de anunciar o produto, pode ser mais interessante oferecer uma vantagem ou conteúdo.
Envolver as pessoas e disponibilizar depoimentos de satisfação pode trazer melhores resultados do que um anúncio direto.
Crie conteúdo relevante
Nem sempre as pessoas vão querer comprar o produto ou serviço, mas o conteúdo desperta o interesse a qualquer momento. É preciso que consiga chamar a atenção oferecendo informações novas e relevantes.
De acordo com artigo do Content Marketing Institute, o marketing de conteúdo tem um custo 62% menor que as demais publicidades e ainda gera três vezes mais leads que os demais tipos de marketing pagos.
O conteúdo pode ser produzido de diferentes maneiras e vai alavancar seus negócios nas redes sociais. É possível fazer postagens nas redes sociais que sejam chamativas e se destacam entre tantas outras.
Elas podem direcionar para conteúdos externos, como sites ou blogs. Nesse caso é preciso ter um conteúdo muito bem trabalhado.
Por exemplo, os textos devem ter palavras-chaves, técnicas de SEO, imagem e outros. Tudo isso para fazer com que ele seja relevante e ofereça uma boa experiência ao leitor.
Contar com recursos de vídeo também é uma boa estratégia, mas ele precisa ser bem produzido. A dica é usar a ferramenta
movie maker online de um bom editor de vídeos.. Esse é um software de edição de vídeo que permite criar vídeos e clipes de maneiras simples e rápidas. Ele possui funções descomplicadas, imagens, caixa de texto e outros itens disponíveis em uma galeria pronta para uso.
Isso poupa bastante trabalho na hora de criar o conteúdo, além disso, possui recursos de transição, emojis e possibilidade de incluir áudios.
Outros conteúdos que podem ser usados são gráficos e infográficos de fácil visualização.
Tenha um calendário editorial
Não basta apenas produzir conteúdo se ele não tiver periodicidade. O planejamento editorial é essencial para que consiga ter bons resultados.
As pessoas sempre querem ver coisas novas, e se elas não surgem, deixam de seguir a página. Estabeleça dias e horários para fazer as publicações e defina que tipo de conteúdo será postado.
É necessário ter isso tudo bem organizado, por isso, aplicativos de gerenciamento de tarefas são aliados. Eles podem garantir que os processos estejam andando conforme o planejado.
Há vários aplicativos no mercado que podem auxiliar, como Trello, Kanban, Asana, etc. onde você enumera as pautas e andamento de cada uma delas.
Use os stories e status do Facebook e WhatsApp
Esses são ótimos recursos para fazer divulgações rápidas e que podem despertar o interesse. Por exemplo, após fazer uma
publicação no stories, ele fica disponível apenas por 24 horas.
Essa é uma forma de divulgar uma promoção relâmpago e fazer com que seu público sempre acesse o perfil. Como terá período determinado, acaba despertando o interesse, afinal, quem quer perder uma boa oportunidade?
Para conseguir chamar mais a atenção no story, não deixe de incluir imagens e um texto chamativo. Se tiver vendendo uma peça de roupa, coloque de vários ângulos para que se tenha uma visão completa dela.
Interaja com as pessoas
As redes sociais servem para ser um canal de comunicação de mão dupla. Não é apenas você que fala e seu público fica de mero expectador.
As pessoas querem expor o seu pensamento, tirar dúvidas e comentar. É preciso dar atenção a elas, responder ao que falam de forma personalizada.
Quanto mais próximo conseguir estar das pessoas, maiores serão as chances de fidelizar e isso resultar em uma venda.
Uma estratégia que pode ser usada é sempre pedir opiniões ou criar sorteios e promoções que resultem em ações.
Alavancar seus negócios nas redes sociais é uma tarefa trabalhosa, pois existe muita concorrência. Para se destacar é preciso ter um planejamento e um conteúdo diferenciado. Para conseguir isso não é preciso investir muito, mas usar a criatividade e ferramentas certas.