Deixar o veículo em casa durante a quarentena acabou se tornando algo comum, uma vez que a recomendação é não sair.
Entretanto, diferente do que muita gente pensa, deixar o automóvel muito tempo parado pode não ser bom, pois isso pode gerar alguns problemas se não forem tomados alguns cuidados.
Como o veículo não está rodando, é o momento de fazer a manutenção e adotar medidas para que ele fique bem conservado. Veja essas dicas.
Revise as peças e lubrificação
Com mais tempo disponível, pode aproveitar para conhecer melhor o seu carro. Confira se a água está no nível certo, se os óleos estão bons e não estão vencidos, entre outros.
Confira se as peças não apresentam ferrugens ou desgastes e se está na hora de substituí-las.
Tire o carro da garagem durante a quarentena para levar ao mecânico
As oficinas mecânicas são serviços essenciais e continuam funcionando. Se a desculpa era sempre precisar usar o carro e não tinha como deixar no mecânico, agora a situação muda.
Faça uma revisão geral bastante completa, mesmo que isso leve alguns dias, afinal não precisará usar o veículo para sair de casa e isso pode evitar sérios problemas futuros.
Tente manter o carro coberto
O sol e a chuva podem danificar a pintura do veículo, e podem cair alguns objetos sobre ele, causando danos.
A garagem durante a quarentena deve ser coberta para evitar os problemas citados, mas, se não for possível, use uma capa protetora.
É preciso ter um pouco de atenção em relação a capa que será usada, pois, dependendo do material, pode funcionar como se fosse uma estufa e mais danificar o carro do que proteger. Escolha bem o material que faz parte da composição.
Garanta a vida da bateria
Mesmo com o veículo desligado existem alguns componentes que continuam a consumir a bateria.
Dar pequenas voltas com o carro a cada 15 dias ajuda a recarregar a bateria e não faz com que ela descarregue facilmente. Entretanto, se essa for uma situação inviável, a dica é desligar o cabo.
Evite o mau cheiro
Carro fechado e parado pode ser uma ótima combinação para surgir o mau cheiro.
A limpeza deve ser periódica e ser feita na parte externa e interna. Por dentro, tire qualquer sujeira que possa haver, passe um aspirador e use produtos próprios para veículo e que ajudam na aromatização.
Os dutos do ar-condicionado também podem gerar o cheiro ruim porque podem ser o ambiente ideal para fungos e bactérias.
Quando for ligar o carro, ligue também o ar-condicionado por pelo menos 10 minutos. Depois, deixe um tempo na ventilação, na posição quente.
Sabendo os cuidados que é preciso ter para deixar o carro na garagem durante a quarentena, quando voltar a andar com ele não terá preocupações.