Zoo de Limeira recebe dois novos moradores: um mico-leão-dourado e um lobo-guará - Portal Cordero Virtual

Zoo de Limeira recebe dois novos moradores: um mico-leão-dourado e um lobo-guará

A fêmea primata, que tem 3 anos, foi apelidada de “Eleven” pelos técnicos da Fundação Parque Zoológico de São Paulo, de onde foi transferida para Limeira

01/12/2019 06:03:01
Zoo de Limeira recebe dois novos moradores: um mico-leão-dourado e um lobo-guará
Zoo de Limeira recebe dois novos moradores: um mico-leão-dourado e um lobo-guará
Seguindo as recomendações do Plano de Manejo Internacional de animais, o Zoológico de Limeira recebeu nesta semana dois novos moradores: uma fêmea da espécie mico-leão-dourado e um lobo-guará macho. O Plano de Manejo visa a a conservação das espécies e bem-estar dos animais, promovendo o manejo genético, movimentação e recomendação adequada dos espécimes na formação de casais.
 
A fêmea primata, que tem 3 anos, foi apelidada de “Eleven” pelos técnicos da Fundação Parque Zoológico de São Paulo, de onde foi transferida para Limeira. De acordo com o veterinário encarregado pelo Zoo de Limeira, Danielo Mazon, ela está em fase de adaptação ao recinto e a aproximação com seu parceiro deve ocorrer em breve. O mico-leão-dourado macho, chamado pelos técnicos de “Dourado” tem 6 anos e vive em Limeira desde 2015.
 
Tanto Dourado quanto Eleven fazem parte do Plano de Ações Nacionais para a conservação de espécies ameaçadas de extinção (PAN). A espécie é endêmica da Mata Atlântica, ou seja, somente ocorre em fragmentos da floresta no Estado do Rio de Janeiro. Em razão da devastação da Mata Atlântica, no ano 2000 existiam apenas mil mico-leões-dourados na natureza. O objetivo do plano é que, até 2025, 2 mil animais a cada 25.000 hectares de florestas protegidas.
 
O lobo-guará, chamado de “Roxinho”, é adulto, no entanto os técnicos desconhecem sua idade exata. O animal é proveniente do Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (Cempas) da Unesp Botucatu e viveu Zoo de Americana entre 2014 e 2019. Ele também passa por adaptação ao recinto e à loba-guará “Princesa”, que vive no Zoo de Limeira desde o ano passado.

Foto(s): Eduardo Zanzirolamo
Fonte: Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura - Prefeitura de Limeira
Compartilhe:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


2001-2019 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71