Projeto da Unicamp Limeira ganha o “Oscar da Água” - Portal Cordero Virtual

Projeto da Unicamp Limeira ganha o “Oscar da Água”

Ecoedu Ambiental foi premiado no 7° Prêmio Ação Pela Água

06/11/2019 13:48:01
Projeto da Unicamp Limeira ganha o “Oscar da Água”
Projeto da Unicamp Limeira ganha o “Oscar da Água”
O Ecoedu Ambiental, projeto de extensão da Unicamp Limeira, levou o prêmio máximo na categoria ensino e pesquisa no 7° Prêmio Ação Pela Água, organizado pelo Consórcio PCJ. Cerca de 90 trabalhos foram inscritos neste que é considerado o “Oscar da Água”, mas apenas 23 chegaram à final.

O Prêmio Ação pela Água visa reconhecer, estimular e dar visibilidade às ações desenvolvidas na região por instituições públicas e privadas para recuperar, conservar ou melhorar a disponibilidade e a qualidade dos recursos hídricos. Dentre os critérios de avaliação observados pela comissão julgadora, estavam o impacto social gerado, a possibilidade de as ações serem replicadas e a originalidade dos projetos.

O Ecoedu Ambiental chegou à final com o projeto “Água Nossa de Cada Dia”, da Escola Santo Agostinho e com “Ozônio: Uma Forma Alternativa para Tratamento de Efluentes”, do Centro Universitário de Jaguariúna. O projeto de extensão da Unicamp Limeira ficou com a premiação máxima, o troféu “Olho d’água”, por suas iniciativas comunitárias de ajudar no processo de inclusão social e na melhoria da educação através da educação ambiental.

Os voluntários do Ecoedu trabalham no desenvolvimento de alternativas criativas e eficazes para educar. Uma das metas é a propagação do ensino, da pesquisa e da extensão e a integração da comunidade com a universidade. Todas as iniciativas levam em conta a realidade sociocultural dos participantes e priorizam a prática de valores éticos e os princípios da cidadania. Rotineiramente são realizados projetos junto às escolas públicas na linha do reforço na educação e até na conservação física dos prédios.

Os voluntários e atendidos desenvolvem a capacidade de aprender por meio de experimentações e vivências, seja por meio de produção artística ou troca de conhecimentos históricos e culturais.

A educação inclusiva é uma das metas do grupo. Por meio do projeto Vem Ser, os estudantes da Unicamp trabalham com a inclusão e com o desenvolvimento de pessoas com síndrome de Down e outros comprometimentos intelectuais. Toda semana são oferecidas atividades educativas para este público gratuitamente.

Consórcio PCJ

O Consórcio PCJ, fundado em 1989, é uma associação civil de direito privado, composta por 42 municípios e 24 empresas associados, que atua como uma agência de fomento, planejamento e sensibilização, com o objetivo de recuperar e preservar os mananciais, além de discutir a implementação de políticas públicas voltadas à gestão da água. A entidade é referência nacional e internacional na gestão de recursos hídricos, sendo membro de importantes entidades internacionais, como: O Conselho Munidial da Água, a Rede Internacional de Organismos de Bacias (Riob), a Rede Latino-Americana de Organismos de Bacias (Relob) e a Rede Brasil (Rebob).
Projeto da Unicamp Limeira ganha o “Oscar da Água”

Fonte: Dínamus
Compartilhe:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


2001-2019 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71