Muitos não sabem, mas Cordeirópolis teve um representante na Segunda Guerra Mundial, o Sargento Nilo Boldrini, expedicionário que participou da Guerra em cidades da Itália, desmobilizado com o fim dos combates. O combatente recebeu várias homenagens em seu regresso a Cordeirópolis, fato que acontecia há 70 anos e agora será novamente lembrado através de uma homenagem realizada pela Prefeitura Municipal de Cordeirópolis através da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos.
O Sargento Nilo Boldrini faleceu a cerca de 4 anos por isso essa homenagem tem como objetivo gravar na memória de todos a participação heróica desse cidadão em um momento tão marcante da história. A homenagem será realizada no dia 31 de agosto, na Praça Francisco Orlando Stocco, ao lado da palmeira que foi plantada pelo Sargento em 1945.
De acordo com o historiador Paulo Tamiazo, encerrada a guerra, os combatente foram recebidos com honras no Rio de Janeiro e cada um seguiu para sua cidade natal. “Retornando à Cordeirópolis, o Sargento Nilo Boldrini também foi homenageado, durante todo o dia 05 de agosto de 1945, tendo como lembrança deste dia a placa afixada no prédio da Prefeitura e uma palmeira plantada na praça, que perdura até os dias de hoje” descreveu.
Ainda segundo Tamiazo, através de um valioso acervo do Jornal “Gazeta de Limeira”, especificamente na coluna assinada pela Professora Maria Nazareth Stocco Lordello, podemos ter contato com o cotidiano dos combates, expressos através de cartas que a professora recebia diretamente do expedicionário. “Essas cartas serão expostas, durante as homenagens, no formato de banners, e retratam fatos que marcaram o período final dos combates, até a recepção festiva do expedicionário, que depois exerceu sua carreira no funcionalismo publico estadual” afirmou.
A homenagem a Nilo Boldrini, que será acompanhada pelos familiares, será realizada nessa segunda-feira, dia 31 de agosto, a partir das 9h, na Praça Francisco Orlando Stocco (em frente a Prefeitura Municipal).