Alunos do 5º ano da escola rural Emeief Alfredo Christiano Stahlberg de
Limeira participaram na manhã do último dia 12, da aula de campo “Sustentabilidade em Três Atos – Aquaponia, Plantio e a Missão do Viveiro Municipal”. A atividade reuniu cerca de 20 crianças no Viveiro de Mudas do Horto Florestal de Limeira. A iniciativa é da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Agronegócios e Áreas Rurais.
A analista ambiental da pasta, Giuliana Buzolin, conduziu os trabalhos e apresentou aos alunos o sistema de aquaponia, que combina a criação de peixes e o cultivo de plantas sem solo. O conteúdo complementa o currículo escolar, discutindo o uso alternativo de sistemas de plantio para economia de água. A secretária Antonieta Polatto destaca a importância dessa interação com as escolas da área rural. “Os alunos já têm uma vivência de contato com a terra e agora têm a oportunidade de aprender sobre soluções tecnológicas mais sustentáveis”, afirma.
A visita foi concluída com cada criança realizando o plantio de uma semente de ipê. Elas se comprometaram a acompanhar o desenvolvimento da muda, de acordo com as orientações recebidas.