A Secretaria de Saúde de
Limeira, por meio do Núcleo de Educação em Urgências (NEU) do Samu, promoveu no último dia 11, um curso voltado ao atendimento a pacientes com distúrbios psiquiátricos. A iniciativa foi realizada no Espaço Elo, no Pátio Limeira Shopping, e contou com a participação de equipes do Samu Limeira, Guarda Civil Municipal (GCM), Pelotão Ambiental, UPA 24 Horas Abílio Pedro, Prontos Atendimentos do Parque Hipólito e do Jardim Aeroporto, HelpMóvel e alunos do curso de Enfermagem da Unip.
O conteúdo formativo teve como foco o atendimento humanizado, com ênfase na identificação, avaliação e condução de crises psiquiátricas em situações de urgência e emergência. Durante a capacitação, os participantes desenvolveram habilidades relacionadas à escuta qualificada, acolhimento e à aplicação de protocolos específicos. O mesmo curso foi ministrado novamenteno último dia 12, para uma nova turma de profissionais.
A formação foi conduzida pela a coordenadora do Samu Limeira, a enfermeira Thamara Maciel Garcia Ribeiro, pelo coordenador regional do Samu de Hortolândia e Sumaré, Renato Lopes Machado, que abordou estratégias de contenção de pessoas em situação de emergência psiquiátrica, e pelo tenente Félix, do Corpo de Bombeiros de Limeira, que tratou sobre o atendimento a pessoas em tentativa de suicídio.
Em 2025, o Samu Limeira apresenta média mensal de 1.900 atendimentos. De acordo com Thamara, as emergências psiquiátricas ocupam a terceira posição entre as principais categorias de ocorrências, ficando atrás dos casos clínicos (como crises hipertensivas e desmaios) e dos traumas (como acidentes de trânsito). “Em cerca de 20% das ocorrências psiquiátricas, é necessário o uso de contenção física para garantir a segurança do paciente e da equipe até a chegada ao hospital”, explicou.
O treinamento contou ainda com a presença da diretora do Departamento de Urgência e Emergência, Thais Helene de Souza Guedes, do supervisor do Núcleo de Capacitação, Lucas Amurim de Araújo, do coordenador médico do Samu, André Dahmen Rodrigues, e da subcoordenadora do Samu, Fernanda Cantão.