Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com as nossas Políticas de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

 Pinacoteca anuncia programação para 2020 - Portal Cordero Virtual

Pinacoteca anuncia programação para 2020

Museu comemora seus 115 anos, com onze mostras que ressaltam a relação entre a arte e a urbanidade, a diversidade e a multiplicidade de seu acervo

26/11/2019 07:23:02
Pinacoteca anuncia programação para 2020
Obra de OSGEMEOS que integra a retrospectiva da dupla que acontece no primeiro semestre
Pinacoteca anuncia programação para 2020
Obra de OSGEMEOS que integra a retrospectiva da dupla que acontece no primeiro semestre
No ano de 2020, a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica sua programação a pensar as relações entre arte e espaço urbano. A partir dele, o museu pretende examinar a produção artística em sua conexão com esse espaço a partir de onze mostras e uma rica programação paralela.

Se, na época moderna, o fenômeno artístico tem a cidade como seu lugar de existência, pensar a arte é pensar sua inscrição na urbanidade. O urbano, a cidade, as relações que se dão nesse espaço específico, são tanto temas da arte quanto o próprio modo de sua aparição. Viver em cidades significa partilhar de uma sociabilidade singular, marcada pelo deslocamento, pelo anonimato, pela produção coletiva, geradores de conflitos e desigualdades, mas também dotada de um potencial de liberdade e transformação, caros às práticas da arte moderna e contemporânea.

Neste sentido, a Pinacoteca apresenta, no primeiro semestre na Pina Luz, OSGEMEOS: SEGREDOS, primeira mostra panorâmica no Brasil da dupla de artistas que teve a cidade como objeto de estudo desde o início de sua produção, no final da década de 1980. O modo de vida marcado pela sociedade urbana de consumo, bem como o compromisso dos artistas com as políticas culturais de raça, gênero e sexualidade serão aspectos contemplados em Refiguring American Art 1913-1993 (ainda sem título em português), uma nova parceria entre o museu e a Terra Foundation, que trará trabalhos de mestres norte-americanos incluindo Edward Hopper, Horace Pippin, Jacob Lawrence, Cindy Sherman, Barbara Kruger, Andy Warhol, Philip Guston, entre outros.

Outro destaque da programação será a reformulação da exposição de longa duração com obras do acervo da Pinacoteca, em cartaz desde 2011 no primeiro e segundo andares da Pina Luz. “Com essa nova montagem, esperamos trazer para o público uma nova abordagem do acervo e da história da arte brasileira. Algumas lacunas nas narrativas dominantes, como a sub-representação de artistas mulheres, afro brasileiros e indígenas, serão tematizadas na nova exposição”, comenta Jochen Volz, diretor geral da Pinacoteca. “Além disso, abandonaremos a narrativa cronológica e linear da história da arte para um percurso mais dinâmico, misturando tempos, suportes e linguagens”, completa Volz.

A produção de arte contemporânea indígena será tema ainda de uma mostra coletiva, com curadoria da pesquisadora indígena Naine Terena, ativista da cultura indígena e uma das principais responsáveis pela visibilidade da produção artística indígena no Brasil. Composta de pinturas, vídeos, fotografias e instalações e performances, a mostra se engaja na reflexão dessa produção contemporânea, buscando afirmar a atualidade e vitalidade das culturas indígenas e abrir espaço ao seu protagonismo dentro do museu.

Além delas, o museu dá continuidade ao programa de exposições monográficas que visam a revisão das carreiras de artistas brasileiros, como a do brasileiro Hudnilson Jr (1957-2013), que terá sua obra revista a partir de um importante conjunto de obras recentemente doado pela família do artista à Pinacoteca. Também do carioca José Damasceno (1968), que desenvolve seu trabalho com escultura e instalação desde o fim da década de 1980, partindo do deslocamento e do estranhamento para conceber perspectivas móveis a respeito daquilo que se representa; e da pioneira da vídeoarte e da performance norte-americana Joan Jonas (1936). O Octógono, tradicional espaço do museu para projetos comissionados site-specific, receberá propostas de André Komatsu (1978) e de Lais Myrrha (1974).

Paralelamente às exposições, o museu dá prosseguimento, em 2020, a projetos já tradicionais como os cursos de História da Arte, o Música na Pina e o Dança na Pina e, no dia 13 de agosto, comemora seus 115 anos com a festa de gala Pinaball, cuja primeira edição aconteceu em 2015, por ocasião dos 110 anos do museu.

Agenda 2020 de exposições:

· Hudnilson Jr.
15/03 -- 17/08 - Edifício Pina Estação

· OSGEMEOS, Segredos
28/03 -- 03/08 - Edifício Pina Luz

· Joan Jonas
09/05 -- 12/10 - Edifício Pina Estação

· Reabertura da exposição de longa duração do acervo
Julho - Edifício Pina Luz

· Arte Contemporânea Indígena
04/07 -- 28/09 - Edifício Pina Luz

· Refiguring American Art 1913-1993
29/08/2020 - 01/02/21 - Edifício Pina Luz

· André Komatsu
29/08 - 09/11 - Edifício Pina Luz

· Fayga Ostrower
12/09/2020 -- 22/02/2021 - Edifício Pina Estação

· Belmiro de Almeida & Rodolfo Amoedo
24/10/2020 -- 28/02/2021 - Edifício Pina Luz

· José Damasceno
07/11/2020 -- 19/04/2021 - Edifício Pina Estação

· Lais Myrrha
05/12/2020 -- 02/05/2021 - Edifício Pina Luz
Pinacoteca anuncia programação para 2020

Fonte: Imprensa Pinacoteca de São Paulo

Mundo Digital

O site da sua empresa é a base de como as inteligências artificiais entendem o seu negócio
LEIA MAIS
Por que sua loja física precisa de uma loja virtual própria e personalizada?
LEIA MAIS
Trabalhe para melhorar os resultados negativos
LEIA MAIS
Por que sites rápidos convertem mais
LEIA MAIS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS


2001-2026 - Portal Cordero Virtual