Na manhã desta última quinta-feira (19), o Fundo Social e o Limeira Shopping entregaram os presentes arrecadados pela campanha Árvore dos Sonhos, levando o espírito natalino a idosos abrigados em quatro instituições socioassistenciais. Com apoio da população, a campanha beneficiou 159 moradores do Asilo João Kühl Filho, Cantinho do Vovô, Vila Dignidade e Recanto dos Idosos.
A festa de encerramento, que ocorreu no Recanto dos Idosos, contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Roberta Botion, da diretora do Ceprosom, Lígia Zampar Bernardi, da superintendente do Limeira Shopping, Laura Serradilha, da vereadora Terezinha da Santa Casa, além de representantes das instituições e de idosos atendidos. Acompanhada do violão, a cantora Simone Carvalho apresentou-se durante o evento.
Roberta Botion destacou a importância da parceria com o Limeira Shopping, que possibilitou mais uma edição da campanha. Ela relembrou que a Árvore dos Sonhos permaneceu 30 dias no shopping, com cartões que descreviam os presentes desejados pelos idosos. “Agradeço profundamente a todas as pessoas que adotaram os cartões e que proporcionaram um Natal mais alegre e especial para quem está abrigado nessas instituições”, salientou. “Vocês fizeram a diferença na vida dessas pessoas”, afirmou emocionada.
Falando em nome do Limeira Shopping, Laura Serradilha enalteceu o espírito de solidariedade inerente à campanha. “É uma enorme alegria contribuir mais uma vez com a Árvore dos Sonhos”, disse. “Espero que vocês tenham um Natal repleto de carinho”, completou.
Papai Noel
O ponto alto da comemoração foi a chegada do Papai Noel, anunciada pelos sinos da capelinha do espaço. Ele distribuiu abraços, tirou fotos com os idosos e entregou os presentes. Os desejos mais comuns entre os idosos foram camisas para os homens e blusas para as mulheres. Joana Schmidt, de 79 anos, da Vila Dignidade, preferiu ganhar toalhas de banho. Mas houve também pedidos inusitados, como um idoso presenteado com um carrinho de brinquedo, na verdade, uma picape vermelha do corpo de bombeiros.
William Berthier Faustino, de 72 anos, optou por uma camisa social como presente de Natal. Mestre de caratê, ele dedicou 40 anos a essa modalidade esportiva e teve oportunidade de viajar por toda América Latina e até duas vezes ao Japão. No Recanto dos Idosos há quatro anos, Faustino disse que vem cultivando novas amizades ao longo desse período. Solteiro e sem filhos, ele foi convidado a mudar-se para o local depois que sua casa pegou fogo. “Estava morando em uma pensão no Centro, quando funcionários do Recanto dos Idosos foram me visitar e me trouxeram para cá”, relatou. Divertindo-se com as músicas executadas durante o evento, ele comentou sobre a campanha. “É tudo muito bonito, nunca tive esse tipo de confraternização”, frisou. “Aqui temos uma família grande”, concluiu.