Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com as nossas Políticas de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BUSCAR MATÉRIAS
BUSCAR MATÉRIAS
 Saiba o que fazer após prestar a prova do Enem - Portal Cordero Virtual

Saiba o que fazer após prestar a prova do Enem

Próximo passo envolve utilizar a nota obtida para ingressar em alguma universidade do país, através dos programas disponíveis

11/12/2024 17:58:27
Saiba o que fazer após prestar a prova do Enem
Saiba o que fazer após prestar a prova do Enem
A edição de 2024 do Enem foi realizada nos dias 3 e 10 de novembro, acumulando mais de 4,3 milhões de participantes em todo o país. A maior parte dessas pessoas está em busca de uma vaga de ensino superior, algo que pode ser conquistado através de uma nota mínima, que chamamos de “nota de corte”.

Existem diferentes programas de ingresso ao ensino superior que utilizam a mesma métrica para aprovar os candidatos, como é o caso do Sisu, Fies, ProUni, etc. Todos são iniciativas do próprio governo, visando proporcionar mais oportunidades para todos ingressarem nos cursos desejados a partir do seu desempenho na prova do Enem.

A nota de corte serve como uma referência para a pessoa saber se conseguiu ou não atingir os requisitos mínimos para disputar aquela vaga. Esse número varia de 0 a 1.000, e, naturalmente, os cursos mais disputados trazem notas mais elevadas. Esse pré-requisito é definido a partir da média das quatro pontuações de cada prova, acrescida da redação.

Sisu 2025

O Sisu (Sistema de Seleção Unificado) é o programa mais popular do país nesse quesito, sendo basicamente uma extensão do Enem. As inscrições da próxima edição acontecem entre 15 e 18 de janeiro, já visando um ingresso no próximo ano letivo das faculdades públicas.

Os interessados precisam se inscrever dentro desse período no próprio site do programa, e ali já será possível conferir para quais vagas sua nota de corte se classifica. O número varia a cada ano, mas costuma manter uma média estável. Em 2024, a nota de corte para a faculdade de direito, por exemplo, foi de 732,605 pontos – um número elevado, dada a popularidade do curso.

O Sisu disponibiliza vagas em todas as universidades públicas do país, então são centenas de milhares de oportunidades. A nota de corte também varia de acordo com a instituição, então ainda é possível encontrar cursos disputados com médias acessíveis em outros estados com menos procura.

Seguindo a Lei de Cotas, 50% das vagas do Sisu estão reservadas para grupos específicos, incluindo estudantes que vieram do ensino público, pessoas de baixa renda (até 1,5 salário mínimo), pessoas com deficiência e os autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Em 2024, o Sisu distribuiu quase 240 mil vagas em universidades públicas. Os cursos mais disputados foram medicina (298 mil candidatos), direito (157 mil), administração (118 mil), psicologia (103 mil) e enfermagem (99 mil).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


2001-2024 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71