A Câmara Municipal de Limeira realizou, nesta última sexta-feira, 29 de abril, o lançamento do 9º Concurso de Redação Vinícius de Moraes, no Plenário Vereador Vitório Bortolan, com uma palestra instrucional sobre o tema da redação deste ano “Como as relações humanas intrapessoais e interpessoais impactam num futuro sustentável?”. A atividade foi ministrada pela especialista em comportamento e desenvolvimento humano Karina Ghisi. As inscrições para o Concurso começam na próxima segunda-feira, 2 de maio, no site http://concursoredacao.limeira.sp.leg.br/.
O vereador Elias Barbosa (PSC), membro da Comissão Organizadora, abriu os trabalhos falando da importância do tema escolhido e do certame para auxiliar os alunos a desenvolverem a habilidade da escrita. “Acompanhamos o concurso com ânimo e expectativa, sabemos da capacidade dos nossos alunos e professores, temos certeza que virão grandes ideias sobre o tema, que talvez possam ser aproveitadas aqui pela Câmara Municipal”, pontuou.
Informações sobre o regulamento também foram abordadas. A coordenadora da Escola Legislativa Paulo Freire, responsável pela organização do Concurso, Cristiane Scardelai, explicou que as redações fora dos padrões especificados no regulamento serão automaticamente excluídas, bem como as que forem enviadas após às 23h59 do dia 19 de agosto, data final de inscrição e envio das redações.
A palestra
Karina Ghisi discorreu sobre a Teoria das Múltiplas Inteligências, proposta pelo estudioso Howard Gardner, que são a naturalista, a linguística, a lógico-matemática, a interpessoal, a corporal-cinestésica, a musical, a existencial, a visual/espacial e a intrapessoal. Ela focou especialmente na interpessoal e na intrapessoal, explicando sobre as habilidades necessárias para desenvolver cada uma delas e como elas são importantes para a interação do indivíduo com o mundo.
A palestra foi direcionada a dar suporte informacional para os alunos que participarão do certame e está disponível no canal da Câmara no Youtube e no site do Concurso, bem como dois textos de apoio.
Inscrições
Neste ano, as inscrições começam mais cedo, a partir do dia 2 de maio, e seguem até o dia 19 de agosto, no site http://concursoredacao.limeira.sp.leg.br/. Podem se inscrever no Concurso alunos regularmente matriculados na rede pública e particular de Limeira em uma das cinco categorias correspondentes ao ano em que estão devidamente matriculados: 9º ano do ensino fundamental, 1º, 2º e 3º anos do ensino médio, e pré-vestibular.
Para fazer o registro da inscrição, o estudante deverá acessar o site do concurso http://concursoredacao.limeira.sp.leg.br/, ler o regulamento e preencher os dados na ficha localizada em http://concursoredacao.limeira.sp.leg.br/inscricao. Ao preencher o registro, será fornecido um número de inscrição, que identificará o aluno em todo processo do concurso e deverá ser usado na folha de redação, que também será disponibilizada no site.
Depois, o aluno deverá imprimir a folha de redação do concurso, redigir a redação escrita à mão, preencher o número de inscrição e série em curso, digitalizar e enviar para o e-mail concursoredacao@limeira.sp.leg.br. A confirmação de inscrição será enviada pela Escola Legislativa para o e-mail do aluno.
Premiação
Receberão diplomas os três primeiros colocados de cada categoria e os respectivos professores. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 19 de outubro, presencialmente no Plenário Vereador Vitório Bortolan, na Câmara Municipal de Limeira.
Concurso
O Concurso de Redação Vinicius de Moraes já está na 9ª edição e foi instituído pela Resolução Nº 581/2014, de autoria da vice-prefeita e ex-vereadora Erika Tank (PL), com o objetivo de estimular os alunos das escolas de Limeira a praticarem redação, para que adquiram cultura geral, por meio do raciocínio coerente e hábito de leitura, gabaritando-os para o futuro profissional, social e intelectual.
No total, 2.244 redações participaram das oito edições anteriores, com temas que versaram sobre discriminação de gênero, crise hídrica, refugiados, julgamentos nas redes sociais, reconstrução social, bullying, pandemia e futuro da educação no Brasil.
O concurso é realizado pela Escola Legislativa Paulo Freire, com apoio da Comissão Organizadora, formada pelos vereadores Mariana Calsa (PL), presidente; Dr. Júlio (União Brasil), secretário; Constância Félix (PDT), Elias Barbosa (PSC) e Helder do Táxi (MDB), membros.