Botion decreta lockdown em Limeira nos próximos dois fins de semana - Portal Cordero Virtual

Botion decreta lockdown em Limeira nos próximos dois fins de semana

Venda de bebidas alcoólicas será proibida das 18h às 8h

22/07/2020 11:37:15
Compartilhe:
Botion decreta lockdown em Limeira nos próximos dois fins de semana
Botion decreta lockdown em Limeira nos próximos dois fins de semana
A aceleração dos casos de coronavírus e a alta taxa de ocupação dos leitos clínicos e de UTI levaram o prefeito Mario Botion a decretar lockdown em Limeira. A determinação valerá para os próximos dois fins de semana, dias 25 e 26 de julho e 1º e 2 de agosto. Nesses dias, atividades comerciais e industriais serão proibidas, com exceção da venda de alimentos pelo sistema de delivery, serviços de saúde (hospitais e farmácias), indústrias alimentícias, entre outros serviços especificados em decreto, publicado em edição extra hoje. A partir de hoje (22), a comercialização de bebidas alcoólicas também será vetada, no período das 18h às 8h. A restrição vigorará até 2 de agosto. O anúncio ocorreu durante entrevista coletiva online de imprensa, nesta terça-feira (21), no Paço Municipal (Edifício Prada), com a participação do secretário de Saúde, Vitor Santos, e do diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari.

Apesar de todas as ações de conscientização da prefeitura sobre a necessidade de isolamento social, o chefe do Executivo afirmou que a população não está seguindo adequadamente as recomendações de distanciamento - o que vem causando a rápida disseminação do vírus no município. “Estamos buscando aumentar ainda mais os leitos de UTI e de enfermaria, mas nesse momento, pela forma como a maioria dos limeirenses tem tratado esse assunto, nos vimos obrigados a decretar lockdown”, frisou.

A medida, conforme Botion, visa diminuir a circulação das pessoas e a velocidade de contaminação, para que os serviços de saúde do município possam acolher adequadamente as pessoas contaminadas e que precisam de tratamento. Paralelamente ao lockdown, ele falou sobre a importância de a população manter as medidas de higiene, que incluem o uso de máscara e a intensificação da limpeza das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Botion destacou que, desde o início da epidemia, a prefeitura realiza sucessivos esforços para aumentar a estrutura de atendimento aos pacientes de Covid-19. Nesse sentido, ele citou a abertura da Unidade de Referência Coronavírus (URC), em parceria com os hospitais da cidade. A URC começou a funcionar em abril, com 16 leitos. Atualmente, são 72. “Estamos indo para a quinta etapa de ampliação da URC, mas as instalações físicas e o número de profissionais também têm limite”, salientou. Hoje, a taxa de ocupação da URC é de 87,2%.

Até o momento, Botion afirmou que não houve desassistência aos pacientes de coronavírus. Além da URC, ele observou que os hospitais do município também estão atendendo as pessoas contaminadas. “Nossa determinação é para que possamos acolher e tratar aqui nossos doentes. Para isso, precisamos da colaboração de todos”, disse.

O prefeito enfatizou que todas as aglomerações estão proibidas na cidade. E ainda, que os fiscais municipais, a Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar e a Polícia Civil estão fiscalizando o cumprimento das medidas de isolamento social e de restrições do comércio.  “A fiscalização vai continuar com bastante rigidez”, disse.

O Decreto 257/20, que torna oficial todas as medidas anunciadas, foi publicado hoje (21) no Jornal Oficial do município. A consulta a esse documento pode ser feita pelo site da prefeitura, o endereço é: www.limeira.sp.gov.br

Serviço:

Vigência do lockdown: dias 25 e 26 de julho e 1º e 2 de agosto

O que pode funcionar: serviços de saúde (hospitais, farmácias e clínicas médicas); serviços de segurança pública e privada e de socorro (médico e guincho); clínicas de saúde animal; hotelaria; serviços públicos decorrentes de contratos públicos; serviços de radiodifusão, telefonia e internet; indústrias de produtos alimentícios; postos de combustíveis (das 8h às 18h); rodoviária; cartório; e serviços exclusivamente de fornecimento de alimento pronto para consumo por entrega domiciliar ou de entrega de gás (delivery).

O que não pode funcionar: indústrias, construção civil; comércios em geral, serviços em geral; atividades religiosas; serviços bancários (exceto caixa eletrônico); mercados, padarias, drive thru; drive in; feiras livres; festas e eventos; lojas de conveniência em postos de combustíveis; estacionamento rotativo (área azul); entre outros.

Venda de bebidas alcoólicas: a partir de hoje (22) até 2 de agosto, fica proibida a venda de bebidas alcoólicas, em qualquer estabelecimento comercial, no período das 18h às 8h. A restrição da comercialização desses produtos será ampliada nos dias de lockdown (25 e 26 de julho e 1º e 2 de agosto), quando não poderá haver nenhum tipo de venda nesse segmento.

Transporte público: nos dias de lockdown, será mantido apenas o fluxo de veículos necessários ao atendimento da demanda de profissionais da área de saúde (linha saúde).

Fiscalização: os estabelecimentos que descumprirem o decreto serão interditados imediatamente e estarão sujeitos às penalidades previstas em decretos anteriores.

Foto(s): Adilson Silveira
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura de Limeira
Compartilhe:
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Clique Aqui


2001-2020 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71