Limeira recebe dois prêmios em São Paulo por projetos com escolas municipais - Portal Cordero Virtual

Limeira recebe dois prêmios em São Paulo por projetos com escolas municipais

O secretário de Educação, André De Francesco, esteve no evento. “Esse prêmio é um orgulho para todos nós envolvidos com o PVE em Limeira. Estamos muito felizes com esse reconhecimento”, definiu ele

14/02/2020 10:18:00
Limeira recebe dois prêmios em São Paulo por projetos com escolas municipais
Limeira recebe dois prêmios em São Paulo por projetos com escolas municipais
Limeira consagrou-se vencedora em duas categorias do Prêmio PVE 2019: Jovens Mobilizadores e Acompanhamento da Aprendizagem. Os prêmios foram anunciados no último dia (11), em evento de pactuação da Parceria pela Valorização da Educação (PVE), realizado em São Paulo. A parceria com o Instituto Votorantim foi estabelecida em 2018 pelo prefeito Mario Botion e é organizada pela Secretaria de Educação em três eixos: Gestão Educacional, Gestão Escolar e Mobilização Social.

O secretário de Educação, André De Francesco, esteve no evento. “Esse prêmio é um orgulho para todos nós envolvidos com o PVE em Limeira. Estamos muito felizes com esse reconhecimento”, definiu ele. Na categoria Jovens Mobilizadores, por meio de escolha popular, Limeira recebeu 2.225 votos, o que garantiu o primeiro lugar. Já na categoria Acompanhamento da Aprendizagem, Limeira foi premiada por uma banca avaliadora, formada por especialistas na área, e recebeu um troféu de reconhecimento.

No mesmo evento em São Paulo, o secretário também assinou a repactuação da parceria para 2020, e com novidades: 40 escolas municipais de ensino fundamental serão contempladas com a parceria neste ano. Em 2019, foram 18, enquanto em 2018, primeiro ano do projeto, foram 15. “Isso é extremamente significativo. O instituto gostou do desenvolvimento do projeto aqui e propôs essa ampliação. Nós topamos o desafio e já estamos planejando o funcionamento neste ano”, comentou Francesco.

Segundo o secretário, serão trabalhados todos os eixos nas 40 unidades. “Isso trará muito mais benefício aos educadores e aos alunos. Logo no segundo ano de parceria, avançamos e evoluímos nas boas práticas divididas entre as escolas. Mais unidades no projeto permitirá que todos os gestores participem ativamente das oficinas, o que aumentará o leque de formação deles”, citou ele, que acrescentou que o processo de formação contínua dos educadores está no plano de governo da atual administração.

Além da premiação e a repactuação da parceria, o evento em São Paulo contou com exposições do projeto de Limeira, oficinas e palestras sobre gestão educacional, além de reflexões sobre o projeto e dinâmicas de avaliação, e seguiu hoje (12). Acompanharam o secretário, a supervisora de ensino da secretaria, Carla Maduro, a formadora da Comunidade Educativa (Cedac), Isabel Afonso, a coordenadora de projetos do PVE, Camila Fattori, e a mobilizadora do PVE, Julyane Ferreira.

APRENDIZAGEM

O projeto vencedor na categoria Acompanhamento da Aprendizagem foi o realizado na Emeief Prof. José Paulino Araújo Vargas, com supervisão da Secretaria de Educação. Professor-coordenador da unidade, Ederson Rodrigues Machado explica que o projeto consiste no acompanhamento mais próximo do desenvolvimento dos alunos dos 5º anos, nas áreas de matemática e língua portuguesa. Cerca de 40 alunos foram envolvidos, com acompanhamento por simulados mensais e avaliações externas.

“Por meio das formações do PVE, conseguimos avaliar como está a evolução dos alunos nessas disciplinas, por meio de um planejamento com os professores. Isso nos deu um diagnóstico mais claro do desenvolvimento deles, o que vai permitir o planejamento de estratégias mais assertivas”, destaca. Apesar de o recorte ser para os 5º anos, esse trabalho foi ampliado para os demais anos escolares, atingindo cerca de 270 alunos.

Ainda de acordo com Machado, o projeto desenvolvido na escola foi um trabalho conjunto com a Secretaria de Educação, Cedac e os gestores das outras unidades, por meio da troca de experiências. “O PVE aproximou mais a direção e a coordenação da Emeief José Paulino com os professores, melhorando essa relação”, ressaltou o coordenador. A escola faz parte do projeto desde 2018 e tem como diretora a professora Erika Milena Crippa.

REDE MOB JOVEM

Na categoria Jovens Mobilizadores, Limeira ganhou, por 2.225 votos, com o projeto Rede Mob Jovem, desenvolvido em 2019, dentro do eixo de mobilização social. A rede começou com alunos da Etec Trajano Camargo, que desenvolveram, a partir das problemáticas levantadas durante os encontros, Rodas de Jovens nas escolas municipais, com dinâmicas sobre bullying, empatia, respeito, representatividade e protagonismo.

Depois, entrou a Organização da Sociedade Civil Gávia, que organizou o “Protagonismo Juvenil”, projeto com os atendidos pela própria Gávia, aos sábados, com gincanas e outras atividades. Conforme a técnica mobilizadora pela Secretaria de Educação, Paula Bocaiuva, foram envolvidos mais de 300 crianças e jovens. Segundo ela, tanto os alunos do Trajano como os membros da Gávia participaram de formações políticas, conduzidas pela estudante da rede estadual, Amanda Vitória da Silva Treftt.

A Mobilização Social pela Educação é um dos eixos trabalhados pela parceria, em que a Rede Mob Jovem faz parte. Foram realizadas reuniões, que debateram o trabalho de mobilização no município junto às escolas e às comunidades para a melhoria e valorização da educação pública. As ações foram desenvolvidas pela equipe de Serviço Social da pasta e envolveu técnicos e alunos da Secretaria de Cultura, estudantes da Etec Trajano Camargo, crianças atendidas pela Gávia, Ceprosom, entre outras organizações, representantes e lideranças da comunidade.

Foto(s): Divulgação
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura de Limeira
Compartilhe:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Clique Aqui


2001-2020 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71