Em sua segunda exposição individual na cidade, mensagens de gratidão compõem de forma subliminar os trabalhos inéditos expostos pelo artista Cusco Rebel, considerado hoje um dos principais representantes brasileiros da street art, ao lado de nomes como Speto e Osgemeos. Apaixonado pela textura das ruas e da natureza, observando a ação do tempo sobre os objetos e também sobre nós mesmos, o artista reflete sobre a sua existência, sua conexão com o universo e o sopro da vida.
A exposição na Chilli Beans Art Gallery trata-se de uma reunião de estímulos e sentimentos ilustrados através da alquimia das técnicas propostas por Cusco. Ao todo serão apresentadas 18 obras inéditas, que carregam toda essa bagagem de cores e inspiração, somado a energia captada e sua clara intenção, deixando que a mensagem surja através do olhar singular sobre telas e outros suportes, transformando lugares, pessoas e estimulando a criatividade.
Por total identificação com o termo, a exposição leva esse nome pois Sinais de Fumaça correspondem a uma linguagem não-verbal usada pelos povos nativos, representando a ponte entre o céu e a terra. Simboliza, assim, a essência de nossas preces, em forma visual, viajando ao encontro do Grande Mistério.
SERVIÇO:
“CUSCO REBEL - SINAIS DE FUMAÇA”
Festa de Abertura: 30/05 das 17 às 22 horas
Exposição: 31/05 até 30/06
Local: Chilli Beans Art Gallery
Rua Oscar Freire, 1072.
Telefone: (11) 3063 5575
Capacidade: 100 pessoas
*Não conta com estacionamento no local
SOBRE CUSCO REBEL:
A arte das ruas e a cultura do skate são elementos muito presentes no trabalho de Cusco Rebel. Artista autodidata, o gaúcho descobriu sua vocação no final dos anos 80, aos 15 anos, quando ganhou seu primeiro skate e entrou de cabeça nesse lifestyle. Na época, ele morava em Rio Grande, no extremo sul do país, e lá não havia nenhuma skate shop. Como desenhava desde criança, resolveu pintar seus próprios shapes e vestimentas como via nas revistas. Dali para a experimentação de outras técnicas e suportes foi um pulo. Em 1994, mudou-se para Porto Alegre e, um ano depois, já começou a trabalhar com arte, utilizando as técnicas das ruas em fachadas de
lojas, muros e cenários.
A inspiração de Cusco vem do cotidiano e das várias referências que a cidade oferece. As ruas, a arquitetura e os obstáculos são elementos que remetem para o universo essencialmente urbano presente na obra de Cusco. Como andar de skate, ele deixa as idéias soltas para buscar inspiração e, a partir daí, dar forma, personalidade e cor para o seu trabalho. A sobreposição de formas, cores e texturas se transformam em um mosaico assimétrico, cheio de mensagens explícitas ou não, em que o suporte da arte é elemento vivo e protagonista. Multidisciplinar, passeia por várias técnicas como pintura, desenho, colagem, assemblagem, stencil, tape art e design gráfico. A experimentação está presente em seu processo criativo, podendo ou não misturar todas as técnicas e transformar em suporte o que antes não era.
Em Porto Alegre, Cusco produziu mais 30 exposições e seu trabalho extrapolou os limites do Rio Grande do Sul, podendo ser visto em várias capitais do Brasil. Atualmente, Cusco Rebel mora em São Paulo e é diretor de criação do Estúdio Cusco Rebel, a empresa se destaca por oferecer ambientações irreverentes e procura envolver seus clientes com o sentimento que a visão artística proporciona. É também professor do Yakuza, curso relacionado a processos criativos na escola Perestroika, em cinco capitais do Brasil. No meio institucional, já realizou trabalhos para diversos clientes como Toddy, Coca Cola, Sprite, Harley Davidson, Converse, Passport, Pepsi, RedBull, entre outros.
*Vídeo sobre processo criativo do artista: