A artista visual limeirense Valéria Espinhara participará do Festival de Cultura Brasileira Brazil meets Gmünd, na cidade de Gmünd, na Áustria, com a exposição “Grão, Café, Arte e Memória”.
Na exposição, Valéria apresenta obras produzidas com aquarela feita com café sobre papel reciclado, técnica que mescla arte contemporânea, sustentabilidade e memória afetiva. A mostra também conta com fotografias e registros inspirados em vivências da artista no Brasil e em outros países. “É uma viagem sensorial e simbólica pelo universo do café, suas memórias e seus significados”, afirma.
A exposição tem curadoria de Lea Moraes, artista visual e professora universitária, e será apresentada em formato híbrido, combinando obras físicas com elementos digitais, proporcionando ao público uma imersão cultural e afetiva. Esta será mais uma das participações internacionais de Valéria Espinhara, que já levou sua arte para países como Espanha, Equador, Peru, Cuba e Colômbia, em projetos realizados com produção e apoio da produtora Bendita Maria.
Durante o festival, também serão realizadas palestras e oficinas sobre a técnica de pintura com café e sobre a importância simbólica e cultural do grão em diferentes partes do mundo. “Será uma oportunidade rica de intercâmbio artístico com pessoas de diversas culturas”, destaca Valéria. A artista será acompanhada pela curadora Léa Moraes e pelas produtoras Zilka Santos e Katina Sousa. A produção executiva deste projeto é de Ana Maria Sampaio.
Após o retorno ao Brasil, estão previstas atividades formativas em
Limeira, incluindo uma palestra e um workshop abertos ao público, para compartilhar os aprendizados e experiências vivenciadas na Áustria.
PROAC
A incursão europeia da exposição “Grão, Café, Arte e Memória” foi viabilizada por meio do Edital de Fomento CultSP PROAC nº 45/2024 – Aprimoramento Técnico-Artístico: Participação em Eventos Internacionais, promovido pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de
São Paulo.
O edital contempla artistas com trajetórias reconhecidas que representam a produção cultural paulista no exterior, oferecendo apoio técnico e financeiro à circulação artística internacional.