Duas unidades da Fundação Casa (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente) foram inauguradas em Limeira na manhã desta última quarta-feira, 24 de abril. A capacidade das unidades é de 112 adolescentes, sendo 56 no centro Limeira (internação e internações provisória e sanção) e 56 jovens reincidentes no centro Morro Azul (internação).
Representando o prefeito Paulo Hadich, que participa de Encontro de Municípios em Brasília, o vice-prefeito Antônio Carlos Lima ressaltou que um dos desafios da atual administração é diminuir o índice de adolescentes que são encaminhados ao atendimento socioeducativo em Limeira. Atualmente, a cidade é a 2ª do Estado com maior número de jovens atendidos pela fundação (117 casos), perdendo apenas para Campinas (243).
Lima afirmou que as unidades de Limeira da Fundação Casa contribuirão para a proximidade dos adolescentes atendidos com a família, o que possibilitará também o atendimento desses parentes. “Se a sociedade enfrentar o problema da criminalidade envolvendo menores e o poder público estiver engajado, esses jovens serão motivo de orgulho para todos nós no futuro”, disse.
A presidente da Fundação Casa, Berenice Giannella, falou da importância da colaboração de toda a sociedade civil, inclusive entidades e órgãos municipais, para a prevenção da criminalidade e reinserção dos adolescentes atendidos na comunidade.
Berenice fez um apelo aos funcionários que terão contato direto com os jovens atendidos pela fundação: “Que vocês realizem seu trabalho com amor, com o coração, porque somente assim é possível dar ao adolescente uma nova oportunidade”.
A juíza da Vara da Infância e da Juventude, Daniela Mie Murata, parabenizou os avanços que o novo modelo de atendimento, que foi implantado em Limeira, apresenta. “São oferecidos cursos e práticas esportivas, entre outras atividades, que são dignificantes para o menor”, afirmou.
O presidente da Câmara dos Vereadores de Limeira, Ronei Costa Martins, fez um apelo à toda a comunidade, para que assuma a responsabilidade pela educação das crianças, atuando na prevenção da criminalidade.