Acontece no próximo sábado (14), a partir das 10 horas a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) Catarina Caetano Demarchi, que fica na Rua Olavo Basso, 535 Jardim Parque Jequitibás.
A unidade de saúde é composta por sete consultórios, uma sala de acolhimento, uma sala de curativo, uma sala de inalação, uma sala de procedimentos e observação, duas salas de odontologia, uma sala de saúde coletiva, uma sala de colete de exames, uma sala de esterilização e expurgo e duas salas de espera para os pacientes.
O espaço vai atender cerca de 7 mil pessoas moradoras nos bairros Jequitibás I, II e III, Jardim Ipês e Jardim Paulista. A PSF Jequitibás possui a maior população tendo 11 micros áreas em sua região.
A UBS Catarina Caetano Demarchi será totalmente adaptada e irá possibilitar um atendimento mais qualificado, visando a promoção, proteção e prevenção da saúde da população. Ela irá funcionar como PSF – Programa de Saúde da Família, assim deve ser a porta preferencial de entrada do cidadão no Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo assim o seu acesso e os princípios de universalidade, integralidade e equidade de atenção, porém sua estrutura é maior e comporta até quatro equipes.
A unidade vai atender e oferecer as seguintes especialidades: ginecologia, pediatria, clínica médica, alem dos procedimentos de enfermagem como medicações, inalações, curativos, aferição de pressão arterial, controle de glicemia entre outros, consultas de enfermagem como exames preventivos, pré-natal, testes rápidos e orientações, visitas domiciliares pela equipe de agentes comunitários de saúde, enfermagem e médico.
CATARINA CAETANO DEMARCHI – Nascida no dia 24 de fevereiro de 1918, na Fazenda Pindorama na cidade de Rio Claro. Seus pais Frederico Caetano e Josephina Braite eram imigrantes italianos e trabalhavam como lavradores.
Casou-se com Isidoro Demarchi em 8 de maio de 1937 com quem teve nove filhos: Marlene Aparecida, Maria José, Maria Dalva, Maria Alice, José Aldo, José Alceu, Maria Ligia, José Hamilton e Maria Antonete. Em 1951 o casal mudou-se para Santa Gertrudes, onde juntamente com outros três sócios compraram uma pequena cerâmica de telhas.
Catarina junto das amigas Dalva Gemignani Timone e Cecy Apparecida Rocha de Aguiar foi cofundadora da Sociedade São Vicente de Paula na cidade que a acolheu durante 63 anos dos seus 96 vividos. Catarina faleceu em 9 de novembro de 2014.
Valorizou durante toda sua vida a família, a religião e a sociedade. Bordava, fazia crochê e tricô e sempre ajudou as famílias com as quais de deparava.