O Fundo Social de Solidariedade de
Limeira realizou na terça-feira (12), uma visita à empresa Eco Simple – Tecido Sustentável – em
Americana, para conhecer o trabalho desenvolvido através da produção de tecidos feitos de fios reciclados com matérias primas renováveis, que dispensam processos químicos, água e emissão de carbono ao meio ambiente. A empresa fez uma parceria com o Fundo Social, onde foram doadas duas caixas de sobras de tecidos, equivalentes a quase 30 kg de material.
A Eco Simple trabalha há seis anos no mercado, produzindo tecidos 100% sustentáveis para atender diversas áreas, investindo no design diferenciado utilizando garrafas pet. A cada metro de tecido produzido são utilizadas oito garrafas pets e 480 gramas de aparas têxteis (sobras de tecidos). O trabalho é realizado com 70% de algodão e 30% de materiais oriundos da reciclagem. A empresa utiliza os tecidos em segmentos de moda, calçados, acessórios, decorações e móveis e são fabricados 1.700 padronagens de tecidos variados por mês.
O diretor do Departamento Comercial e proprietário da Eco Simple, Marcelo Itacarambi Albergaria, conta que a ideia da empresa é não jogar nada fora. Sobras de tecidos de 30 cm e um metro são reaproveitadas. “Nós fomos guardando e passaram duas pessoas aqui e viram nosso material. Elas gostaram e levaram embora. Agora a minha surpresa é saber que esses materiais viraram bolsas e acessórios”, disse.
A empresa vende esses produtos reaproveitáveis com o preço abaixo do mercado e com a divulgação, pessoas de outras cidades procuraram seus produtos. “Veio o pessoal do Banco de Tecidos de
São Paulo, que comercializa tecidos reutilizáveis. Os produtos são totalmente sustentáveis. Não tinha o que fazer com eles e de repente virou uma loucura”, comentou.
O Fundo Social foi representado pela Chefe de Divisão, Cláudia Regina Daniel Buhl, que presenteou a empresa com bolsas e ecobags (produtos desenvolvidos para substituir o uso de sacolas plásticas) para gestantes, fabricadas no curso Dudalina, desenvolvido no Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal).
A Eco Simple, além de realizar a doação de sobras de tecidos, presenteou a entidade com ecobags fabricadas pela empresa.