Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com as nossas Políticas de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BUSCAR MATÉRIAS
BUSCAR MATÉRIAS
 Prefeitura de Limeira remove duas paineiras que apresentavam risco de queda no Cecap - Portal Cordero Virtual

Prefeitura de Limeira remove duas paineiras que apresentavam risco de queda no Cecap

Antes de proceder o corte, um técnico constatou que as plantas apresentavam sinais de apodrecimento, os galhos estavam secos e elas não possuíam mais folhas

16/07/2014 08:55:45
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, removeu nesta terça-feira, 15 de julho, duas paineiras localizadas no campo de bocha do Cecap. As árvores foram atingidas por raios, estavam mortas e corriam risco iminente de queda. Para evitar acidentes no local, que é frequentado principalmente por crianças, a pasta optou pela remoção.

Antes de proceder o corte, um técnico constatou que as plantas apresentavam sinais de apodrecimento, os galhos estavam secos e elas não possuíam mais folhas. Uma delas, inclusive, era oca por dentro. Estima-se que ambas as árvores tinham mais de 40 anos de vida. A paineira é uma espécie nativa da vegetação brasileira e pode atingir 30 metros de altura. 

A execução do trabalho demorou mais de uma hora e envolveu cerca de dez funcionários. Foi necessário o auxílio de um cabo de aço amarrado a um trator, para evitar que as árvores atingissem construções vizinhas no momento da queda. Após o corte em forma de cunha na base da raíz com o auxílio de uma serra elétrica, o cabo de aço foi puxado pelo trator para concluir a derrubada das paineiras.

Segundo o biólogo da Secretaria de Serviços Públicos, Rogério Mesquita, a prefeitura remove cerca de 20 árvores nessas condições ao mês. As causas de mortalidade são variadas, vão desde envelhecimento natural até o aparecimento de doenças que comprometem o estado fitossanitário das espécies arbóreas.

Para solicitar a remoção de árvores que estão comprometidas e correm risco de cair, a população deve ligar para o 156. Após a formalização do pedido, um profissional da prefeitura irá até o local para avaliar o caso. A pasta ressalta que apenas serão removidas as árvores em que o laudo técnico concluir pela existência de danos irreversíveis à sobrevivência da espécie.

Foto(s): Wagner Morente
Fonte: Prefeitura de Limeira
ÚLTIMAS NOTÍCIAS


2001-2025 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71
Carregando