A cidade de São Paulo figura entre os principais destinos urbanos do mundo para turismo e negócios, segundo o relatório Top 100 City Destinations Index 2024, elaborado pela Euromonitor International. Avaliada por meio de 55 métricas, distribuídas em seis pilares (desempenho econômico, infraestrutura turística, políticas de atração, saúde e segurança, sustentabilidade e desempenho turístico), a capital paulista alcançou a 47ª colocação.
Inclusive, é a única brasileira entre as 50 primeiras. Também integra o ranking o Rio de Janeiro, que aparece na 79ª posição. Afinal, com uma infraestrutura robusta e uma agenda repleta de eventos, São Paulo se consolida como centro estratégico para o turismo de negócios e lazer.
Esse protagonismo se dá, em parte, pela ascensão das chamadas viagens híbridas, destaque na Revista Tendências do Turismo 2025, da Embratur. Essa modalidade combina trabalho e descanso, conceito conhecido como bleisure (de business e leisure) ou blended travel.
Assim, a flexibilidade do trabalho remoto e a adoção de vistos para nômades digitais contribuem diretamente para essa nova dinâmica do setor, que encontra na capital paulista um terreno fértil de oportunidades.
Nesse sentido, segundo a São Paulo Turismo (SPTuris), 103 eventos de negócios, como feiras, congressos e convenções, já estão confirmados para 2025, evidenciando o papel estratégico da metrópole no segmento MICE (encontros, incentivos, congressos e exposições).
No campo da cultura e do entretenimento, não fica atrás. Palco de grandes festivais como Lollapalooza e The Town, também atrai multidões para os shows de artistas nacionais e internacionais. Por exemplo, em 2024, apenas nas apresentações de Bruno Mars, quase 1/6 dos ingressos foram comprados por turistas.
A terra da garoa também se destaca como destino do turismo esportivo, outra das principais tendências globais para 2025, segundo a Revista Tendências do Turismo. Além de ser a casa de três grandes clubes paulistas – Corinthians, Palmeiras e São Paulo –, sedia o Grande Prêmio de Fórmula 1, em Interlagos.
Inclusive, este último atraiu cerca de 300 mil turistas na edição passada. Outros eventos esportivos, como o Mr. Olympia e as feiras de fisiculturismo, também movimentam a economia e ampliam a diversidade de visitantes.
Para os amantes de arte e cultura, a cidade oferece atrações como o Museu de Arte de São Paulo (MASP), a Pinacoteca, o Museu do Ipiranga, o Instituto Tomie Ohtake, a Biblioteca Mário de Andrade e a imponente Catedral da Sé. Na moda, é referência latino-americana, com eventos como o São Paulo Fashion Week e locais emblemáticos como a Rua Oscar Freire e o Beco do Batman.
Além disso, o cenário gastronômico também merece destaque: a capital paulista foi reconhecida como o 3º melhor destino do mundo na categoria de restaurantes pelo relatório The World’s Best Cities, da consultoria internacional Resonance Consultancy.
Com mais de nove mil estabelecimentos no setor, é capaz de agradar a todos os paladares, da alta gastronomia à culinária popular de boteco, passando por sabores internacionais como os das cozinhas coreana, peruana e judaica.
Então, para aproveitar ao máximo a experiência em São Paulo, o planejamento é fundamental. A escolha do
hotel é essencial para uma viagem tranquila, especialmente em uma metrópole com tanta oferta de atividades.
A localização pode facilitar o acesso aos principais pontos turísticos ou aos centros de convenções, dependendo do propósito da viagem. Portanto, reservar hospedagens com antecedência, adquirir ingressos para eventos e montar um roteiro com os locais de interesse são medidas que contribuem para tornar a passagem pela capital paulista mais proveitosa.