Operação conjunta entre a Guarda Civil Municipal (GCM) de Cordeirópolis e a Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC) resultou, nesta sexta-feira (4), na prisão de um homem, de 21 anos, por tráfico de drogas. Ele era considerado foragido – a prisão foi requisitada pelo Ministério Público. Outro homem, de 37, estava acompanhado do foragido e também foi detido.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a ação é resultado direto do acordo de cooperação firmado entre DEIC e GCM, em fevereiro deste ano, que tem permitido a atuação conjunta e estratégica no combate à criminalidade organizada na região. O setor de inteligência da GCM de Cordeirópolis foi essencial na investigação.
Durante a ação policial, foram localizadas drogas e uma quantia em dinheiro proveniente do tráfico no imóvel onde o foragido estava escondido. Segundo as investigações, isso reforça os indícios de que ele seguia ativo na distribuição de entorpecentes na região.
Também de acordo com a GCM, o homem de 21 anos era responsável pelo abastecimento de diversos pontos de venda de drogas em Cordeirópolis. Ele já havia sido flagrado em 2023 com uma grande quantidade de entorpecentes. Contudo, na época, ele conseguiu fugir e estava foragido desde então.
Segundo a DEIC e a GCM, a prisão representa um avanço significativo na desarticulação das redes de tráfico que atuam na cidade. “O trabalho integrado com a GCM tem possibilitado um mapeamento mais eficaz das ações criminosas e intensificou o combate ao tráfico de drogas, o que representa mais segurança para a população”, avalia o secretário Carlos Alberto Avi.
As investigações continuam para identificar outros envolvidos na organização criminosa e ampliar o cerco às atividades ilícitas na região.