Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com as nossas Políticas de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BUSCAR MATÉRIAS
BUSCAR MATÉRIAS
 “Eu tenho muito orgulho”, diz produtor que plantou 150 mil árvores e "salvou" nascentes em Limeira - Portal Cordero Virtual

“Eu tenho muito orgulho”, diz produtor que plantou 150 mil árvores e "salvou" nascentes em Limeira

Na época, me diziam que era uma bobagem. Mas eu falei não, precisamos cuidar da natureza, porque a natureza é nossa mãe”, diz

22/03/2025 15:54:18
“Eu tenho muito orgulho”, diz produtor que plantou 150 mil árvores e
“Eu tenho muito orgulho”, diz produtor que plantou 150 mil árvores e
O produtor rural limeirense Waldomiro Jorge Ivers tem 90 anos e muita história pra contar. Nos últimos 35 anos, ele plantou cerca de 150 mil árvores. Boa parte dessas plantas estão na propriedade Laranja Azeda, que fica no Bairro Pinhal. “Eu tenho muito orgulho de ter feito isso aqui; estamos na sombra dessas árvores que foram produzidas por mim”, afirma. Ele comenta que começou a produzir mudas para plantar no entorno de uma nascente. 
 
“Na época, me diziam que era uma bobagem. Mas eu falei não, precisamos cuidar da natureza, porque a natureza é nossa mãe”, diz. O primeiro plantio ocorreu em 1988, com participação de amigos que compartilhavam o mesmo ideal de preservação da natureza. De lá pra cá, o Sr. Waldomiro recebeu diversos grupos de visitantes que buscavam conhecer o seu trabalho. Muitas escolas realizam visitas para mostrar a nascente e para que as crianças aprendam com o exemplo do produtor rural. 
 
De acordo com ele, a mata ciliar e técnicas agrícolas como a curva de nível são fundamentais para evitar o assoreamento de nascentes e córregos. “Quando chove, a água entra pela curva de nível e penetra o solo, abastecendo a nascente”, explica. Ações como essa têm impacto no abastecimento de água de Limeira, já que a água dessa nascente deságua no Ribeirão Tabajara e em seguida no Ribeirão Pinhal, que é uma das fontes de captação do sistema de água limeirense. 

Foto(s): Filipe Pacheco
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura de Limeira
ÚLTIMAS NOTÍCIAS


2001-2025 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71