Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com as nossas Políticas de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BUSCAR MATÉRIAS
BUSCAR MATÉRIAS
 Prefeito e vice recebem compositor limeirense de música clássica que se destaca no cenário europeu - Portal Cordero Virtual

Prefeito e vice recebem compositor limeirense de música clássica que se destaca no cenário europeu

Rafael conta que começou a tocar violão e guitarra aos 8 anos

13/06/2024 07:10:02
Prefeito e vice recebem compositor limeirense de música clássica que se destaca no cenário europeu
Prefeito e vice recebem compositor limeirense de música clássica que se destaca no cenário europeu
O prefeito de Limeira Mario Botion e a vice-prefeita Erika Tank receberam nesta última terça-feira (11), na sede da Prefeitura de Limeira, o compositor de música clássica Rafael Marino Arcaro, de 34 anos, considerado um verdadeiro fenômeno da música erudita mundial, acompanhado de sua tia e servidora da Secretaria de Educação, Carla Maduro. Morando em Berlim, na Alemanha, ele está no Brasil, onde acompanhou o Festival Sesc de Música de Câmara. Rafael é limeirense. 
 
O Festival levou ao público brasileiro uma composição de sua autoria, “Quatro noturnos para ninar cigarras op. 24”, interpretada pelo Trio Peckham, formado por Braimah Kanneh-Mason (violino), Hadewych van Gent (violoncelo e voz) e Plínio Fernandes (violão). Rafael aproveitou o evento para visitar os familiares, amigos e reviver as lembranças de infância em sua cidade natal, uma de suas grandes fontes de inspiração.
 
Rafael conta que começou a tocar violão e guitarra aos 8 anos. Por orientação dos pais, Armando Campedelli Arcaro e Andréa Marino Rodrigues, graduou-se em Cinema, mas a paixão pela música falou mais alto. Com ajuda da internet, começou a buscar informações sobre música clássica e a estudar por conta própria. Em São Paulo, cursou violão clássico e análise musical. Em 2016, foi escolhido para ingressar no Mestrado em Composição na Royal Academy of Music, em Londres. 
 
Mesmo morando em Berlim, faz doutorado no King’s College de Londres, onde morou por oito anos. No ano passado, venceu o concorridíssimo “Concurso de Encomendas” da Orquestra Sinfônica de Londres e o trabalho op. 22, “invenção em língua de criança” será apresentado na temporada 2024/2025 no Barbican Centre, em Londres. “Estou começando a dar passos significativos na minha carreira”, disse Rafael. 
 
Das memórias de infância, ele comentou as idas à chácara dos avós, onde brincava com os primos, andava de bicicleta e comia frutas no pé, como acerola e romã. “Percebi que minha força é exatamente essa vivência que as pessoas ligadas à música clássica raramente têm”, frisou. Paralelamente, ele relatou que o poeta Manoel de Barros é sua grande fonte de inspiração estética. E, tomando como exemplo Heitor Villa-Lobos, o compositor clássico brasileiro mais conhecido no mundo, Rafael afirmou que deseja projetar nossa música internacionalmente, sem perder sua identidade do interior paulista. 
 
Botion agradeceu o encontro com Rafael e falou sobre a satisfação em recebê-lo. “Estamos bastante honrados com sua visita”, afirmou. “Ouvir um jovem compositor limeirense dizer que pretende crescer profissionalmente, sem esquecer suas raízes, é como música para meus ouvidos”, salientou o prefeito. 
 
Erika Tank interessou-se em conhecer o processo de criação musical de Rafael, que costuma andar com um caderno para anotar suas ideias e mantém uma lista de áudios no celular. A vice-prefeita também agradeceu o encontro e desejou sucesso ao compositor. “Esperamos que você seja cada vez mais reconhecido pelo seu talento e pela sua dedicação à música, levando sempre o nome de Limeira e de suas origens”, enfatizou. 
Prefeito e vice recebem compositor limeirense de música clássica que se destaca no cenário europeu

Foto(s): Hanuan Pablo
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura de Limeira
ÚLTIMAS NOTÍCIAS


2001-2024 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71