A revitalização da Praça Dr. Luciano Esteves será concluída nos próximos dias. De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, 98% dos trabalhos já estão finalizados. No local foram instalados 32 bancos de madeira e 10 lixeiras, também foi feito um reparo em 600 m² de piso de pedra portuguesa. Outra melhoria foi a implantação de acessibilidade no espaço - as guias foram rebaixadas e o calçamento de pedra portuguesa foi trocado por pisos intertravados, que possuem a sinalização podotátil. O destaque da obra é o reparo na fonte luminosa – todos os dispositivos hidráulicos e elétricos foram restaurados e a impermeabilização já foi feita. “Estamos concluindo mais uma importante obra de recuperação de um dos principais marcos históricos do município. A intervenção vai proporcionar mais segurança aos pedestres que frequentam a praça”, destaca o prefeito Mario Botion.
Neste momento, as equipes trabalham na finalização da massa de regularização para proteção da manta asfáltica. “Após esta etapa será feita a pintura da fonte”, explica o secretário de Obras e Serviços Públicos, Dagoberto Guidi. Os trabalhos são executados por construtora licitada, com a supervisão da pasta.
O projeto está orçado em R$ 319.900 com recursos do Finisa (linha de crédito da Caixa Econômica Federal).
HISTÓRIA
A praça fica em frente à Catedral Nossa Senhora das Dores e abriga o Monumento à Bandeira (Altar da Pátria), o marco zero da cidade e um busto de bronze do advogado Dr. Luciano Esteves dos Santos Júnior.
Segundo a arquiteta Alessandra Argenton Sciota, do Setor de Patrimônio Histórico da Secretaria de Urbanismo, a área tem papel fundamental na história da cidade, pois integra o conjunto de terras doadas pelo Capitão Luiz Manoel da Cunha Bastos para a fundação do município de Limeira, conforme escritura datada de 1832.