A ressaca é uma reação do corpo diante do exagero na ingestão de álcool, trazendo consigo sintomas como enxaqueca, náuseas, cansaço e desidratação. Esses desconfortos podem ocorrer após a mistura de diferentes tipos de bebidas alcoólicas ou quando se consome elas em jejum.
“Um dos primeiros passos para amenizar a ressaca é a hidratação, principalmente com água em temperatura ambiente. A reposição de vitaminas do complexo B, vitamina C, zinco, selênio e magnésio podem ajudar na recuperação do organismo. Além disso, é importante restaurar os eletrólitos e outros nutrientes por meio do consumo de frutas, proteínas de fácil digestão e alimentos integrais”, explica Jamile Tahim, coordenadora do curso de Nutrição da UNINASSAU Maracanaú.
Uma pequena porção de doce pode aliviar os sintomas da metabolização do álcool, assim como um chocolate meio amargo. "Alternar um copo de água com cada dose de bebida alcoólica é uma boa maneira de mitigar os prejuízos à saúde. Optar por bebidas destiladas, consumir doses menores e fazer refeições leves enquanto ingere esses produtos, além de valorizar o descanso para permitir a recuperação do organismo, são medidas importantes", ressalta a nutricionista.
Alimentos leves e ricos em proteínas, carboidratos e gorduras e fibras, como ovos, peixes, frango, frutas e cereais integrais são recomendados para recuperar os níveis de glicose no sangue de forma equilibrada. "Frequentemente, as pessoas optam por bebidas alcoólicas acompanhadas de frituras, carnes gordurosas, bacon, toucinho, feijão com muito queijo ou farofa, que são preparações que podem retardar o esvaziamento gástrico e aumentar as chances de ressaca", explica Jamile.
Bebidas como chá de camomila ou hortelã, que possuem propriedades relaxantes, podem contribuir para amenizar os sintomas. Já o chá de gengibre, com sua propriedade anti-inflamatória, também pode ser útil. Além disso, descansar é fundamental para que o corpo retome seu funcionamento normal. Se a dor de cabeça ou os enjoos forem severos, é recomendável usar analgésicos leves ou antieméticos, sempre seguindo a orientação de um médico.