Saiba como a tecnologia pode ajudar as pequenas empresas - Portal Cordero Virtual

Saiba como a tecnologia pode ajudar as pequenas empresas

Pare e pense rapidamente: quantas das coisas que você faz no dia a dia são realizadas com algum tipo de tecnologia?

20/02/2021 10:17:42
Compartilhe:
Saiba como a tecnologia pode ajudar as pequenas empresas
Saiba como a tecnologia pode ajudar as pequenas empresas
Quantas vezes você pega o seu celular dentro de um período de três horas? Incontáveis vezes, não é mesmo? Para fazer o quê? Conversar com diversas pessoas, pedir comida ou carona, meditar, realizar exercícios físicos, jogar, enfim... uma diversidade de coisas. Será que você conseguiria viver nos dias de hoje sem tecnologia? 

Pare e pense rapidamente: quantas das coisas que você faz no dia a dia são realizadas com algum tipo de tecnologia? Uma verdade precisa ser dita: é praticamente impossível viver sem o uso das modernidades do dia a dia. Esse mesmo conceito deve ser aplicado às empresas. Elas não podem mais se dar ao luxo de funcionar sem utilizar as diversas facilidades existentes. Afinal, lidar com a tecnologia hoje em dia não é mais uma vantagem competitiva e sim uma obrigação. Uma adaptação ao mundo moderno. 

O modo de consumo está mudando em uma velocidade absurda e as empresas precisam se adaptar, ou vão ficar para trás. O cenário caótico de 2020, por conta da pandemia, fez com que seis a cada 10 empresas acelerassem os processos de digitalização e inovação. Entretanto, ainda existem micro e pequenos empresários, que pensam que investir em tecnologia não vale a pena.

Saiba que a tecnologia pode auxiliar você empresário de diversas formas: otimizar as rotinas de trabalhos, ganho de produtividade, eliminação de erros, automação dos processos, diminuição dos custos operacionais, entre outros. Vamos imaginar um cenário hipotético de alguns anos atrás, sem tecnologia? Pense, que há algumas décadas, as vendas nos supermercados eram manuais. Isso mesmo, o caixa precisava calcular o preço dos produtos um por um. Hoje, por conta da tecnologia, um sistema cadastra os produtos, faz a conta e atualiza o estoque. Agora imagine se não tivessem investido em tecnologia? O que seria desse mercado?

Você pode estar se perguntando agora: mas não é qualquer empresa pode ser beneficiada com uso da tecnologia, é? A resposta é que sim. Como o orçamento de pequenas empresas geralmente é curto no final do mês, o que ela mais precisa é de eficiência. Por isso, as soluções tecnológicas se transformam em aliadas na busca por esse equilíbrio financeiro. 

Segundo a Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo, as pequenas empresas devem investir em inovação pelos seguintes motivos: 

- Custo benefício favorável: o valor que você investir em tecnologia retornará o quanto antes para você.
- Desenvolvimento de Software pode levar sua empresa a outro patamar: Ter esse tipo de inteligência pode resultar em novos clientes e parceiros.
- Interação com os clientes: com entregas mais rápidas e um suporte diferenciado, você se destaca dos concorrentes. 

Veja alguns passos que são essenciais para você:

SEJA CONHECIDO NO MUNDO VIRTUAL

É praticamente impossível falar de empresas e negócios sem citar as redes sociais. Entretanto, de acordo com o SEBRAE, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, 73% não possuem página na internet e 60% não estão nas redes sociais. Algo inadmissível para os dias de hoje. 

Ainda segundo o instituto, as Redes Sociais são hoje o segundo maior motivador de compras. Elas ficam atrás apenas dos sites de busca na internet. Viu como é importante que a sua empresa esteja presente no mundo virtual? Lembre-se disso e invista nesse nicho para sua empresa!

COLOQUE SEUS ARQUIVOS NA NUVEM

Luiza Ferreira, que escreve semanalmente sobre tecnologia no TechReviews, explica que é de suma importância que as empresas coloquem seus arquivos na nuvem. “Esqueça o ato de procurar arquivos em pilhas de documentos que tomam o espaço físico de sua empresa. O armazenamento na nuvem foi criado para resolver este gargalo e dar mais mobilidade e agilidade a você empreendedor. 

Afinal, com esse tipo de serviço, é possível acessar seus arquivos de qualquer lugar do mundo, precisando apenas da internet”, afirma. 

GERENCIAMENTO ONLINE

O uso da nuvem pode ir muito além de documentos importantes salvos. Estamos aqui falando de softwares de gestão, onde todos têm acesso e o benefício de realizar trabalhos colaborativos. Em muitos casos, a utilização desse tipo de sistema pode reduzir custos com armazenamento de documentos, como escritórios contábeis, por exemplo.

CONHEÇA O SEU CLIENTE

Implantar um sistema CRM (Customer Relationship Management) em sua empresa é uma excelente opção. Ele consegue mapear o perfil de cada consumidor, seja dos itens mais adquiridos até a frequência das compras. Com isso, você conseguirá criar estratégias de vendas focadas em cada consumidor e consequentemente estreitar o relacionamento com eles.

ATENÇÃO: Já que estamos falando dos dados do consumidor, é importante lembrarmos da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Afinal, um dos ativos mais valiosos hoje em dia para as empresas são os dados dos clientes.  Com a nova lei, as empresas devem ficar atentas e iniciar o quanto antes as mudanças exigidas para se adequarem à nova legislação. A partir de agora as empresas vão precisar de uma autorização para coletar, armazenar ou tratar qualquer informação digital de uma pessoa física, com o objetivo de garantir a proteção de dados. Investir em tecnologia para este momento de planejamento e adequação das estruturas internas das empresas pode ser uma ótima ação.

E aí, vai implantar algum tipo novo de tecnologia em sua empresa? Fique atento ao passo a passo:  faça um planejamento; ofereça treinamento para equipe; implemente na prática; obtenha feedback; faça avaliação de desempenho; utilize métodos ágeis, sem perder a qualidade; automatize o que for possível; e finalmente, descarte o que não funciona. Boa sorte!

Foto(s): Foto de Glenn Carstens-Peters (Unsplash.com)
Compartilhe:
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Clique Aqui


2001-2021 - Portal Cordero Virtual
CNPJ: 24.503.804/0001-71