No período de estiagem, que vai até setembro, a qualidade do ar tende ficar mais baixa. Um dos motivos é a ocorrência de queimadas, tanto na área urbana quanto na rural. Por este motivo, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil de
Limeira orienta a população sobre os cuidados que devem ser adotados visando a prevenção.
O coordenador da Defesa Civil, Alexandre Freitas, destaca que, em locais com vegetação seca, é fundamental redobrar os cuidados com qualquer uso de fogo, incluindo velas e materiais inflamáveis. Em caso de rituais ou práticas que envolvam fogo, a atenção deve ser ainda maior, garantindo a completa extinção dos materiais após o uso e o descarte adequado para prevenir acidentes.
Ele ainda reforça o alerta aos fumantes, que não devem nunca jogar as bitucas em locais que podem pegar fogo. A maneira correta de descarte é apagar completamente a brasa e encaminhar ao lixo comum.
De acordo com Freitas, provocar queimadas é considerado crime ambiental. “Nunca se deve colocar fogo em terrenos e quintais para se livrar de mato ou entulho, não queime lixo, móveis velhos e restos de poda”, orienta. Ele frisa que é importante manter terrenos limpos por meio do descarte correto de resíduos, seja por meio da Operação Só Cacareco ou encaminhando os materiais até o ecoponto mais próximo.
Freitas ainda destaca que a fumaça liberada pelas queimadas afeta diretamente a saúde da população, especialmente de grupos vulneráveis como idosos, crianças e gestantes. Os pronto-atendimentos neste período registram aumento de atendimentos de doenças respiratórias, como asma e bronquite.
Em caso de fumaça ou incêndio, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo 193 e a Defesa Civil pelo 199. Denúncias podem ser feitas à Polícia Militar pelo 190.